O projeto "Livro no Banco da Praça" desembarcou no bairro Parque Laranjeiras, nessa quinta-feira, 21/09, levando o fascínio da leitura. Vinte obras de diferentes autores foram cuidadosamente distribuídas aos moradores da região, enriquecendo a vida cultural da comunidade.
Escolhida para esta edição do projeto, a Praça Gaspar Batista das Neves se encheu de histórias e conhecimento graças à ação cultural. O primeiro morador a receber um exemplar foi o aposentado Elson Antônio da Silva, que reside em frente ao local. Como um leitor assíduo da Bíblia e membro da Igreja Assembleia de Deus, ele escolheu uma obra com temática espiritual entre as opções oferecidas.
"Gosto muito de ler a Palavra de Deus. É a primeira vez que ouço falar desse projeto. Esse trabalho de vocês, é a primeira vez que vejo", afirmou ao expressar gratidão pela iniciativa.
A esposa do senhor Elson, dona Vicentina Maria de Oliveira, compartilha o apreço pela leitura bíblica e por publicações espirituais. "É muito bom ler. Tenho minha Bíblia e minhas revistas. A gente sempre lê", revelou.
Já as gêmeas Amanda e Amália Silva, de 12 anos, alunas do Colégio Estadual Oscar Ribeiro da Cunha, também tiveram a oportunidade de participar da ação enquanto brincavam na praça. Surpreendidas pelo projeto de doação de livros, elas fizeram suas escolhas. Amanda optou por "Amor não tem cor", enquanto Amália ficou com "Papel de Pai", ambos da escritora Giselda Laporta Nicolelis.Devido ao fato de muitos frequentadores da Praça Gaspar Batista das Neves ainda não terem chegado na hora da distribuição gratuita das obras, os organizadores do projeto deixaram livros embalados nos bancos para que os leitores pudessem levá-los para casa e desfrutar das publicações no seu próprio tempo.
Inspiração e amor à leitura
O projeto continua a ser uma inspiração para aqueles que acreditam no poder da leitura como uma ferramenta de enriquecimento pessoal e cultural. Com a missão de cultivar o amor pela leitura e tornar a literatura acessível a todos, a iniciativa segue sua jornada inspiradora, transformando bancos de praça em portais para novos mundos literários. "O 'Livro no banco da praça' é um exemplo de como a cultura pode ser levada às pessoas em seu ambiente cotidiano. É uma oportunidade maravilhosa para todos experimentarem o poder transformador da literatura",afirmou o secretário de Cultura, Isaac Pires. Desde 2017, o projeto "Livro no banco da praça" vem encantando leitores de todas as idades. Até o momento, mais de 5 mil obras já foram distribuídas por meio do projeto, que continua a disseminar o amor pela leitura e a compartilhar conhecimento com a comunidade local.