Na última semana, os alunos da Emref Sete Léguas participaram de mais uma das ações do programa “Escola Ativa”. Na oportunidade foi realizada uma palestra com o tema: “O Extrativismo Vegetal”, a qual foi ministrada pelo produtor rural João Carlos Guimarães.
A programação teve por objetivo o estudo da origem da cana-de-açúcar, desde a colonização do Brasil até os dias atuais. O projeto foi dirigido pela multiplicadora Maria Pereira Souza, apoiado pelas professoras Evanice Abreu Silva, Lilian da Silva e Juscelena Martins, envolvendo alunos da unidade escolar.
A professora multiplicadora Maria Pereira Souza destaca que a Escola Ativa apóia os sistemas de ensino, visando à melhoria da educação nas escolas do campo com classes multisseriadas, fornecendo recursos pedagógicos e de gestão.
A palestra aconteceu de forma interativa com a exibição de pequenos vídeos para que os alunos conhecessem os processos do cultivo da cana-de-açúcar, desde a preparação da terra, colheita, industrialização do produto e imagens do engenho do próprio palestrante. Após a palestra, os alunos plantaram mudas de cana-de-açúcar em uma área da escola e em seguida degustaram o “suco da cana”, a garapa.
O secretário da Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, salienta a importância do programa na zona rural. “O programa Escola Ativa atua com êxito, desenvolve a consciência ecológica nas nossas crianças, fortalece propostas e metodologias adequadas às salas multisseriadas, contribui para a formação continuada de professores, pois propaga princípios políticos e pedagógicos relativos aos campo”, concluiu.
Fotos: Tanabi Fedrigo
As crianças conheceram de perto a história da cana-de-açucar
O produtor rural João Carlos Guimarães, trouxe vídeos de arquivo pessoal para exibir aos alunos
A unidade escolar desenvolve o projeto por meio de parcerias entre professores e viabiliza a vinda de palestrantes para enriquecer as aulas
Crianças participaram do plantio da cana-de-açucar