Durante a capacitação, os servidores receberam orientações sobre como identificar bebidas adulteradas e os principais cuidados que o consumidor deve adotar no momento da compra.
Diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol em bebidas destiladas em algumas regiões do Brasil, o PROCON Rio Verde promoveu um treinamento especial voltado à identificação de produtos falsificados e contrabandeados. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança e a saúde da população.
O órgão alerta que produtos falsificados colocam em risco a saúde, o bolso e a segurança de todos, sendo essencial observar detalhes que garantem a autenticidade das bebidas, como selos fiscais coloridos, rótulos envernizados, lacres originais, volume correto, nota fiscal, número de SAC e registro no MAPA.
A ausência dessas informações além de rótulos rasgados, garrafas sujas ou tampas reaproveitadas são fortes indícios de falsificação ou contrabando.
O treinamento também abordou o descarte correto de garrafas suspeitas, que devem ter o rótulo rasgado, o vidro quebrado ou a tampa inutilizada para evitar o reaproveitamento indevido.
Nos bares e restaurantes, a orientação é que os estabelecimentos apresentem a garrafa ao consumidor e entreguem combos sempre lacrados e fechados.
Com ações como essa, o PROCON Rio Verde reafirma seu compromisso em proteger os direitos do consumidor e em garantir mais segurança e qualidade nos produtos comercializados no município.
