A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o FNDE - Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, realizou reunião técnica que tratou de assuntos relacionados à obras em parceria com o FNDE. No encontro os palestrantes explanaram todo o processo para iniciação dos projetos desenvolvidos pelo Fundo Nacional, juntamente com o Ministério da Educação.
De acordo com o palestrante, o supervisor técnico das obras de Engenharia do FNDE, Sr. Erinaldo Vitório, algumas obras visitadas constataram deficiência na execução dos projetos. Segundo ele os procedimentos adotados na construção não são eficientes. “Para garantir o bom funcionamento da obra é preciso um constante monitoramento” afirmou. Ele disse que a cada quinze dias os fiscais de cada cidade devem passar um relatório da atual situação da obra.
Ele relatou ainda que a obra mau executada trás prejuízos para o governo, gerando atraso no prazo determinado e consequentemente maior custos ao caixa público. “Além disso, a repercussão do mau andamento do projeto interfere diretamente na parte pedagógica” afirmou o palestrante. Como exemplificou o Sr.Erinaldo, se a construção tiver um problema hidráulico, todo o funcionalismo da creche ou da escola será prejudicado, atrapalhando assim a continuidade do ensino. È ai que entra o trabalho da FNDE em desenvolver o apropriado projeto a partir do pedido da Prefeitura. Em seguida, o Poder Municipal deverá organizar toda documentação e principalmente escolher o terreno adequado para o determinado projeto.
A reunião, que aconteceu durante todo o dia no auditório da Secretaria de Educação, reuniu representantes dos municípios de Acreúna, Rio Doce, Aporé, Jataí, Mineiros, Montividiu, Porteirão, Quirinopolis, Serranopolis, Santo Antonio da Barra e Rio Verde, todas com projetos em andamento para construção de creches do programa Pró–Infância.
Em Rio Verde, o projeto da creche já existe. Segundo o técnico-engenheiro da Prefeitura, Zil Guimarães, responsável pela obra, toda parte burocrática relacionada à documentação está sendo solucionada. Ele disse que a Prefeitura liberou ontem, 10, o local para construção da creche no Bairro Gameleira. “Agora, os representantes do FNDE analisarão o terreno e assim dirão se o projeto desenvolvido pelo FNDE se enquadra com o lote urbano fornecido pelo Poder Executivo de Rio Verde. Caso tudo esteja padronizado, a verba inicialmente liberada pelo Fundo Nacional será de 700 mil reais” finalizou o Engenheiro.
Fotos: Washington Oliveira
Sr. Erinaldo explica acesso ao site Composição da mesa na abertura do evento
Sr. Erinaldo Vitório Secretario Levy França