No início do ano a Prefeitura de Rio Verde publicou um edital que deu um prazo de 20 dias para os proprietários de lotes baldios realizarem a limpeza de suas áreas. E para amenizar os problemas causados pelo mato alto e acúmulo de lixo, equipes da Secretaria de Ação Urbana e Serviços Públicos iniciaram nesta semana a roçagem e a limpeza nos lotes, serviços que serão cobrados dos proprietários.
De acordo com o secretário da pasta, Luiz Pasquim, Rio Verde tem aproximadamente 20 mil lotes baldios espalhados na cidade. “Mesmo não sendo obrigação da administração pública mas sim responsabilidade do proprietário, a Prefeitura sempre realiza essa limpeza mas também aplica a multa, pois nosso objetivo é reduzir os danos causados pelo mato alto como, por exemplo, a insegurança, proliferação de insetos e também do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças”.
O diretor da limpeza pública, Iron Guerreiro, informou que os maquinários usados são tratores, roçadeiras e pás carregadeiras. A equipe executa por dia a limpeza de aproximadamente 100 lotes. “Vamos percorrer todos os bairros de Rio Verde, conforme o cronograma de execução do serviço. Nossa estimativa é de que esta primeira roçagem seja finalizada nos próximos 90 dias e, após esse período, retornaremos aos primeiros bairros do cronograma, pois com as chuvas o mato volta a crescer novamente”.
O diretor pediu ainda para que os moradores que não joguem lixos nos terrenos baldios, pois além de poder ser multado, acaba penalizando toda a sociedade.