Trabalhadores da colheita de tomates, melancia e feijão dos municípios da região sudoeste do Estado, vão se reunir nesta sexta-feira (22), no Sindicato Rural de Rio Verde. Eles vão discutir a proposta de convenção coletiva de acordo trabalhista sobre as regras da colheita manual dos produtos.
Vão participar da reunião o prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, prefeitos do entorno, representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), sindicatos e associações de produtores rurais.
Os trabalhadores cobram a adequação de todos aqueles que fazem a colheita manual, principalmente de tomates e melancia, na região, às leis trabalhistas. A grande dificuldade dos trabalhadores atualmente, segundo a Fetaeg, diz respeito à falta de carteira assinada e desconto do INSS.
O secretário municipal de Agricultura de Rio Verde, Paulo Martins, afirma que as negociações já estão avançadas. “Vamos otimistas para este encontro. Acreditamos no bom senso e na realização de um acordo”, explica.