O prefeito Juraci Martins participou na manhã desta sexta-feira, 8, do encontro da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizado no salão do Júri do Fórum de Rio Verde. O encontro reuniu magistrados de toda região centro-oeste e teve como objetivo tratar assuntos referentes aos problemas enfrentados atualmente pela categoria no estado, como reajuste dos subsídios, estruturação física da Comarca, entre outros.
Vale ressaltar que essa é a quarta reunião de interiorização da AMB sendo o segundo encontro Regional do sudoeste e pela primeira vez sediado em Goiás, reunindo magistrados deste Estado, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
O evento também marcou a inauguração do Centro de Pacificação Social (CPS), cujas instalações funcionarão na Faculdade Almeida Rodrigues (FAR). O Centro será coordenado por Vitor Umbelino (Juiz da 3º Juizado Especial Civil e Criminal de Rio Verde) e contará com duas bancadas de conciliação pré-processual disponibilizadas ao público.
A solenidade foi aberta pelo presidente da AMB, desembargador paulista Nelson Calambra, e contou ainda com as presenças do presidente da Associação do Magistrado do Estado de Goiás (Asmego) Àtila Naves Amaral, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Vitor Barbosa Lenza, do prefeito de Rio Verde Juraci Martins e de diversas autoridades civil, militar, eclesiástica e magistral. A programação foi iniciada pela benção do padre Olavo.
Para Juraci Martins, tratava-se de um dia muito importante da administração. Tenho 63 anos e nunca tinha visto tanta autoridade reunida. Nossa cidade está de pé e às ordens do Poder Judiciário”, disse. O Prefeito ainda agradeceu a professora Alba pela parceria de ter cedido o local onde funcionará o CPS. Coforme destacou, como administrador é preciso saber e reconhecer a força e importância da lei e destacou que é preciso valorizar o homem não pela sua competência e estudo, mas pela sua generosidade. “Conhecimento vem com o aprendizado, com a vida, mas o que o indivíduo tem dentro de si é o mais importante,”finalizou.
Nelson Calandra agradeceu ao Prefeito por abrir as portas para os magistrariados e pelo apoio dado, ressaltando que representava, na ocasião, os 15 mil juízes brasileiros. “Represento e trago o abraço deles ao povo Goiano e de Rio Verde, cidade celeiro do Brasil, terra de um povo que escreveu sua história, e uma bela história, através de suas conquistas. Parabéns Goiás.”
O desembargador da Asmego, Átila Naves Amaral, disse que se sentia à vontade para falar de Rio Verde e relatou as realizações que podem ajudar a promover para o município. Átila cumprimentou o juiz Murilo Vieira de Faria, diretor do Foro de Uruaçu e idealizador do CPS, pelo Projeto pioneiro no País. “ Sei que o objetivo principal deste projeto é facilitar a aproximação da sociedade ao Poder Judiciário,” evidenciou.
Ao término do encontro todos se dirigiram à Faculdade Far para a programação de inauguração do CPS .
Fotos: Washington Oliveira Magistrados de diversas cidades do centro-oeste participam do encontro Composição da mesa diretiva "Nossa cidade está de pé e às ordens do Poder Judiciário," disse Juraci Martins Autoridades fizeram o corte da fita que inaugurou o CPS Prefeito Juraci Martins juntamente com a diretora da Far e magistrados