Os moradores do Bairro Promissão e do Parque Betel e todos os habitantes desta região que quiserem praticar atividade física, a fim de ter uma vida mais saudável, já poderão utilizar os aparelhos disponibilizados pela Academia da Terceira Idade (ATI), instaladas na praça principal de ambos os Bairros.
As inaugurações das Academias aconteceram na manhã deste sábado, 30, em cada bairro e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Ribeiro, do Secretário de Administração, José Carlos Pimenta, que representou o Prefeito Juraci Martins, do Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy de França, do vereador Maxwell da Silva e demais autoridades municipais.
Com mais estas inaugurações, Rio Verde passa a ter 12 ATIs, distribuídas em diferentes regiões da Cidade, além de uma Academia Para Especiais (APE), no pátio do Estádio Mozart Veloso do Carmo. As outras ATIs estão disponíveis para a comunidade na UBS do Bairro Veneza, na UBS do Bairro Anhanguera, no Estacionamento do Estádio Mozart Veloso do Carmo, no Clube Dona Gercina e no Bairro Martins, por exemplo.
Segundo Eduardo, um dos pontos de foco da administração atual é a prevenção. “A Secretaria de Saúde leva à população essas academias na intenção de promover a saúde, que é uma das metas também do Ministério da Saúde. E prevenir é o melhor remédio, e prevenir com o lazer, é melhor ainda”, disse.
Já José Carlos, disse que quem ganha com essas academias é a população que necessita e que vai se beneficiar com as ATIs. “Mais e mais obras de qualidade como essas estão sendo entregues aos rio-verdenses. E é importante essa valorização do exame físico para a promoção da saúde”, declarou.
ATI
A ATI é parte do Programa Rio Verde Mais Saudável, voltado à promoção da saúde e à atividade física e têm sido um sucesso em todos os locais onde foram implantadas. É formada por vários equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica. Esses equipamentos, baseados em uma experiência chinesa, estão revolucionando a vida de muitos idosos em vários municípios do Brasil.
Essas academias proporcionam além dos resultados na saúde, a oportunidade de resgatar locais públicos antes não utilizados adequadamente pela população. Os locais tornam-se mais atrativos e interessantes para que todas as pessoas possam frequentá-los não apenas para desenvolver atividades físicas, mas também para o entretenimento, o que incentiva a comunicação social e também a segurança pública.
Fotos: Washington Oliveira
Os equipamentos de ginástica são destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura
O Secretário destacou o compromisso da administração em promover ações para a prevenção da saúde
José Carlos disse que quem ganha com essas Academias é a população
Os equipamentos são baseados em uma experiência chinesa e trabalham também a capacidade aeróbica