Na última semana, as pesquisadoras japonesas Fusako Takahashi de 73 anos, residente em Maebashi e sua irmã Mitsuko Kotani de 67 anos, residente em Kôfu, acompanhadas de seu irmão e intérprete Isao Takani de 69 anos, visitaram a EMEF Dona Josefina para troca de experiências educacionais.
As japonesas estão visitando Rio Verde para rever o irmão e colher dados para uma tese universitária intitulada “diferenças educacionais em diferentes países”. Elas já visitaram mais de 10 países e daqui Fusako e Mitsuko seguem para Manaus (AM).
Segundo a gestora da EMEF Dona Josefina, Adriane de Carvalho, a novidade notada por elas na unidade escolar foi o laboratório de informática, que não tem nas escolas do Japão com o formato e qualidade do existente no município, bem como o atendimento em transporte escolar, que evita o êxodo rural. “Os nossos alunos acharam interessante a visita das estrangeiras, conversaram com o intérprete, interagiram bem e disseram que queriam saber inglês para conversarem mais”, contou Adriane.
O secretário da Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França ressaltou a qualidade da educação em Rio Verde. “A educação municipal desponta pelo padrão de excelência na busca de resultados, razão pela qual tem sido foco de diferencial para o mundo”, finalizou.
Pesquisadoras ao lado da gestora da unidade
Visitantes junto com os alunos