Em comemoração ao Dia da Saúde e Nutrição, em 31 de março, as nutricionistas Lívia Lislie Ferreira Salgado, coordenadora do Departamento de Nutrição da secretaria de saúde e do Programa de Suplementação Infantil e Marília Pimenta Martins, nutricionista das academias da terceira idade ministraram uma palestra na faculdade de nutrição da Fesurv, com o tema “Promoção à Saúde", com enfoque na atenção básica.
Segundo as nutricionistas, a alimentação, a nutrição e a atividade física, como componentes do modo de viver saudável, circunscrevem-se na atualidade entre os determinantes e condicionantes da promoção da saúde e ocupam lugar de destaque na agenda da Saúde Pública/Coletiva.
Elas ainda explicaram que promover a saúde é atuar para modificar os determinantes do processo saúde/doença da população e da comunidade. Isto significa o compromisso de: melhorar as condições sócio-econômicas dos segmentos populacionais mais carentes; promover a mobilização da comunidade para a construção de um projeto de vida saudável no qual a convivência com o meio ambiente seja integrada, harmoniosa e sustentável, e responsabilizar os gestores em saúde e de outros setores para com a saúde da população.
Lívia e Marília afirmam que estas diretrizes apontam a necessidade de elaboração de políticas públicas saudáveis; a criação de meio ambientes que protejam a saúde; o fortalecimento de ações comunitárias; o desenvolvimento de habilidades pessoais; e a reorientação do modelo de atenção e conseqüentemente dos serviços de saúde.
É, enfim, uma maneira de pensar e agir em saúde de forma integrada e multidisciplinar. Com isto o conceito de saúde amplia-se e torna-se um recurso fundamental para o desenvolvimento social, econômico e subjetivo, saindo do lugar de objetivo para o de recurso para a vida cotidiana.
Fonte: Ascom/Fesurv