A Secretaria de Cultura de Rio Verde promoveu no último dia 4, o lançamento do livro “Dos sertões às cidades – Rio Verde, Torres do Rio e Jataí”, do pesquisador Rafael Alves Pinto Júnior. O evento reuniu estudantes, pesquisadores e representantes de entidades culturais.
Na obra, o autor faz um recorte entre as décadas de 1830 e 1930 de uma parcela de terras de 56 mil km² que deu origem a Rio Verde, Torres do Rio Bonito (Caiapônia) e Jataí que ia até Coxim no Mato Grosso do Sul. Em sete capítulos, traz um olhar aguçado sobre a consolidação das cidades por paulistas e mineiros em busca de integrar a rede urbana do Império em Goiás.
Em seu livro anterior, Rafael havia percorrido mais de 2 mil km em estradas vicinais para catalogar 40 fazendas históricas no sudoeste goiano, no maior levantamento já realizado da arquitetura rural na região.
Arquiteto e urbanista, Rafael é mestre em Cultura Visual e doutor em História pela UFG. Atualmente, é professor no IFG de Jataí e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG).
Livro mostra como sertão do tamanho da Irlanda se transformou nas cidades ricas do Sudoeste Goiano
