O secretário tomou posse ontem e participou da solenidade oficial de transmissão de cargo. Leonardo Veloso falou dos planos de elaborar uma política agrícola condizente ao potencial da agricultura do Estado
“Imbuídos de interesse e vontade pretendemos fazer uma política agrícola goiana condizente com o potencial da agricultura do Estado”. Essas foram as palavras do novo secretário de agricultura de Goiás, Leonardo Veloso, durante entrevista ao vivo, por telefone, para a rádio CBN Goiânia, antes de receber oficialmente o cargo de Secretário de Agricultura do Estado na manhã de ontem, 03, em Goiânia.
A agenda do novo titular da pasta começou cedo. Ele tomou posse às 8 horas no Centro de Convenções de Goiânia; recebeu o cargo na Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento e, em seguida, partiu para Brasília para seu primeiro compromisso no cargo: foi ao encontro com o ministro de Agricultura Reinhold Stephanes.
Cheio de planos, Leonardo participou das solenidades e apresentou suas metas e objetivos para o cumprimento de uma gestão de sucesso frente à pasta. Para prestigiá-lo, autoridades e lideranças políticas municipais, estaduais, representantes de classe, parceiros e a comunidade rio-verdense estiveram presentes no evento para desejar sucesso na nova jornada do produtor rural, graduado na área de agronomia, mestre e professor universitário.
A mesa diretora do evento de Transmissão de Cargo foi composta por: Odilon Claro de Lima, que ocupou a pasta por 14 meses; o superintendente da Agricultura, Helvécio Magalhães Ribeiro; o prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, que representou os prefeitos dos 246 municípios goianos; o deputado federal, Leonardo Vilela; o superintendente executivo da secretaria, Bruno Celso, representando o ex-secretário Roberto Balestra; o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Bairon Araújo; o diretor da Perdigão em Rio Verde, Ricardo Menezes; o presidente da COMIGO em Rio Verde, Antônio Chavaglia, entre outros.
Antes dos pronunciamentos, as esposas de Odilon e Leonardo foram homenageadas pelos servidores e receberam um ramalhete de flores. Em seguida, Odilon foi agraciado com uma placa, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Leonardo Veloso também foi lembrado. Recebeu uma placa do representante do Centro de Ecoterapia Primeiro Sorriso de Rio Verde e outra do presidente do sindicato rural, Bairon Araújo, como forma de ensejar uma gestão de sucesso ao novo Secretário. Em seguida, foi passado o termo de transmissão de cargo para assinatura dos secretários e das demais autoridades da mesa.
Odilon Claro abriu os pronunciamentos com um discurso no qual ressaltou o prazer e a honra de receber Leonardo Veloso como o novo dirigente do setor público agropecuário. “Goiás sempre cumpriu com seu papel de porta de entrada do desenvolvimento. Mesmo com alguns obstáculos, como os custos elevados e a precariedade logística, conseguimos colocar nossa produção em mercados mundiais. Mas apesar de toda essa pujança, Goiás precisa de um cuidado especial”. Ele agradeceu a todos pelo apoio, falou da realização do seu trabalho e cumprimentou o novo secretário.
Leonardo Veloso fala dos planos para sua gestão
Em sua fala, Leonardo Veloso retribuiu, à altura, os elogios ao seu antecessor. “Cumprimento Odilon pelo desprendimento e valor de homem público, que desde nossa primeira reunião, se pôs pronto a nos ajudar”. Quem também não poderia deixar de ser lembrado em seu discurso foi Paulo Roberto Cunha. “Foi ele quem me iniciou na vida pública. Admiro-o muito pela sua lealdade e o serei eternamente grato por tudo”, ressaltou Veloso. Em seu pronunciamento, Leonardo apresentou metas e objetivos para sua gestão, de forma coerente, pautado em estatísticas nacionais. "O Estado está em 11º lugar em exportações do agronegócio, saltou de 17%, em 2000, para mais de 50%, em 2004, na participação das principais atividades do PIB goiano".
Na ocasião, Veloso tomou frente à posição de aliado e fez questão de ressaltar o trabalho conjunto com o governo e órgãos vinculados à secretaria: Agência Rural, Agrodefesa e Ceasa. "A secretaria espera contar com o apoio e a experiência comprovada de todos os seus servidores e órgãos ligados a ela".
O secretário adiantou ainda que a agenda "positiva" da sua gestão será pautada, prioritariamente, por 11 assuntos: transporte, armazéns, crédito e seguro agrícolas, recursos públicos, rastreabilidade, biotecnologia, agroenergia, crédito do gás carbônico, cooperativismo e programas desenvolvidos pela secretaria. O objetivo da nova gestão, segundo o secretário, é trabalhar pelo desenvolvimento sustentável do agronegócio em Goiás. Para isso, ele conta com a participação de entidades, segmentos produtivos do Estado, pequenos, médios e grandes produtores e cooperativas.
"A secretaria vai atuar junto aos governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais para estabelecer uma política agrícola a médio e longo prazo. Chega de planos de safra, o setor produtivo precisa de garantias reais de produção e comercialização para continuar produzindo cada vez mais".
Prefeito de Rio Verde agradece a oportunidade de ter um representante de Rio Verde no Governo do Estado
O prefeito Paulo Roberto Cunha demonstrou sua satisfação e gratidão ao governador Alcides Rodrigues, em sua fala, e agradeceu Odilon pelo companheirismo. “Você foi de uma retidão ímpar, como da mesma forma, Roberto Balestra, ao compreender a disputa por esta pasta e colocar-se à disposição para o que for preciso”, disse o prefeito de Rio Verde à Odilon.
O prefeito ressaltou ainda que Goiás precisa de renovação e que Leonardo, com sua competência e jovialidade, vai compor um quadro novo na política do Estado. Na ocasião, agradeceu ainda aos parceiros e falou das dificuldades que o setor enfrenta. “Existe um impeditivo que é a prática cambial do País”, acredita. Paulo Roberto finalizou cumprimentando o novo secretário e seus familiares. À Leonardo, ele não economizou elogios. “Seu trabalho de equipe e cooperativismo vai contribuir para o seu sucesso. Que o seu futuro esteja consolidado pelo excelente trabalho que você vai exercer nesta pasta”, desejou.