Na manhã dessa quinta-feira, 25 o prefeito Juraci Martins, acompanhado do vereador Iturival Nascimento, representando a Câmara de Vereadores, secretários municipais e imprensa local recepcionaram o governador Marconi Perillo no aeroporto municipal General Leite de Castro. Marconi veio prestigiar o 1° Fórum do Agenda Goiás, organizado pelo jornal O Popular, com apoio da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento, Governo de Goiás e Sebrae.
O evento, realizado no auditório da UniRV, acontece pela segunda vez em Goiás. A primeira edição realizada em 2005 e a segunda, de 2015, têm o mesmo propósito, traçar um diagnóstico de cada região do estado e propor estratégias de desenvolvimento sustentável para os próximos dez anos. Com foco para o desenvolvimento da competitividade do estado e construir um crescimento econômico sustentável, dando destaque para as decisões que serão tomadas de forma democrática, envolvendo gestores públicos, técnicos e comunidade.
O prefeito Juraci Martins, agradeceu os presentes, e se sente honrado em Rio Verde ser a primeira cidade do estado a receber o Agenda Goiás e que os momentos de crise foram responsáveis pelas mais importantes fases de desenvolvimento do nosso país e que para conseguir desenvolver a região é preciso diagnosticar as deficiências, trabalhar para saná-las e assim estimular o crescimento. “Aqui em Rio Verde já fizemos a detecção das principais falhas que afetam nosso desenvolvimento, portanto precisamos de melhorias no sistema energético, captação de água e infraestrutura viária tanto em rodovias, principalmente a duplicação da BR 452 até Itumbiara e a Ferrovia Norte Sul, com a construção da plataforma multimodal e tenho a certeza que esses investimentos serão feitos e Rio Verde irá continuar se destacando no cenário nacional representando o agronegócio”, pontuou Juraci Martins.
Ronaldo Ferrante, vice-presidente do grupo Jaime Câmara, frisou a importância da realização desse fórum para discutir o desenvolvimento e ressaltou que a escolha de Rio Verde para sediar o 1° fórum de 2015 por ser a cidade expoente do desenvolvimento no Sudoeste Goiano. O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, destacou os avanços do governo desde 1999 entre eles a ampliação do PIB em 10 vezes. “O Sebrae é responsável por qualificar mão de obra e juntos vamos encarar esse desafio”, garantiu Montenegro.
“Rio Verde representa a vanguarda do desenvolvimento no estado de Goiás e iniciar o processo de discussão de ideias que irão movimentar nosso cenário econômico não poderia ser em outro lugar, a crise econômica é uma realidade brasileira, precisamos nos capacitar para enfrentar essa fase difícil. O Governo do Estado de Goiás saiu na frente quanto ao ajuste fiscal, mas esse é apenas um meio de enfrentar a crise, a solução é o que estamos fazendo aqui hoje, discutindo os passos futuros do nosso estado, aqui vamos colher opiniões e informações para traçar um bom plano e com as ações de hoje colheremos resultados futuros satisfat[orios. Nossa meta é tornar Goiás o estado mais competitivo do Brasil, alcançando serviços públicos de qualidade para a população”, destacou o secretário de gestão e planejamento Thiago Peixoto.
O governador disse ser uma grande honra mais uma vez ser apoiador desse projeto visionário. “É importante destacar que começamos por Rio Verde, por essa cidade ser o exemplo de sucesso no desenvolvimento de Goiás e o polo do agronegócio nacional. Vamos realizar um novo diagnóstico, avaliar os gargalos e destacar nossas potencialidades”, disse o gestor.
O evento contou ainda com uma palestra do economista George Vidor, que destacou a economia nacional e os setores que serão futuras soluções para a economia regional e também nacional.
Fotos: Washington Oliveira
Autoridades no 1° Fórum Agenda Goiás
Ronaldo Ferrante, vice diretor do grupo Jaime Câmara, realizadora do Agenda Goiás
Diretor Superintendente do Sebrae/Go, Igor Montenegro, se compromete com a qualificação profissional para o desenvolvimento do estado na próxima década
“Rio Verde representa a vanguarda do desenvolvimento no estado de Goiás e iniciar o processo de discussão de ideias que irão movimentar nosso cenário econômico não poderia ser em outro lugar", Thiago Peixoto, Secretário de Estado de Gestão e Planejamento
Juraci Martins cobra investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento de Rio Verde e região
"Aqui no Agenda Goiás vamos realizar um novo diagnóstico, avaliar os gargalos e destacar nossas potencialidades"
Marconi Perillo, governador de Goiás
George Vidor, jornalista e economista, analisa o cenário econômico regional e nacional