As escolas da rede municipal de ensino estão visitando durante essa semana a exposição fotográfica: “Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”, que faz parte do projeto Linha D’Água - O desafio do consumo de água, uma iniciativa da empresa International Paper para a conscientização da comunidade quanto ao uso responsável dos recursos hídricos.
A exposição acontecerá até o dia 4 de março no Buriti Shopping. Uma parceria entre Secretaria de Educação com os organizadores do projeto tem o objetivo de envolver os estudantes para serem multiplicadores de atitudes ecologicamente sustentáveis. Mais de 15 escolas prestigiarão a exposição.
Na mostra “Linha d’Água”, 30 fotografias fazem parte do acervo do velejador brasileiro, entre outras curiosidades das mais de 40 viagens oceânicas, 15 delas pela Antártica em 30 anos de alto-mar.
Chamou atenção dos estudantes da EMEF Alfredo Nasser o barco a remo, o I.A.T, usado na primeira expedição de Amyr em 1984, sendo a primeira pessoa a realizar a façanha de atravessar sozinha o Atlântico Sul nesse barco a remo.
E durante os cem dias de viagem, o navegador alega ter consumido apenas 2,7 litros de água diários. Considerado referência nacional em consumo consciente da água. Já que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cada indivíduo gaste de 50 a 100 litros por dia para saciar a sede, ter higiene adequada e preparar alimentos. Klink, porém, garante que a quantidade usada foi suficiente.
As crianças puderam conhecer a história de vida de Amyr Klink , dispostas em painéis com textos sobre as viagens, algumas réplicas em miniatura de barcos projetados por ele. Todo o material expositivo foi montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente.
As estudantes ficaram encantados com tudo que viram e leram sobre o velejador, e o mais importante na visita foi despertar em cada um, a lição de cuidar da águam usar o suficiente e não desperdiçar o recurso natural, um alerta para o consumo racional da água.
Os alunos da EMEF Alfredo Nasser acharam super legal a exposição, segundo as amigas Érica Beatriz Barbosa Franco, Emily Souza Silva e Emanoele Melo Maldonato do 4º ano: “conhecer a vida de Amyr é um ótimo exemplo para as pessoas, o ensinamento de hoje é que todos os nossos sonhos devemos tentar realizá-los, com toda dedicação e planejamento, e não esquecer de cuidar ao máximo da água, usar o necessário”, ressaltaram.
Para Nicolas Gabriel Vieira de Aquino, o principal aprendizado que levará para a casa é conversar com os pais para que a água seja usada modernamente, “se cada um fizer a sua parte, a água do nosso planeta não acabará, mas precisamos ter consciência de como usá-la”, destacou.
Algumas alunas escreveram recadinhos para o velejador, alguns desenharam e outros agradeceram por compartilhar a história de vida com elas, e alguns visitantes como Leonardo Del Pont caracterizaram a exposição, registrando no livro para Amyr: “do oceano para o cerrado”.
Os estudantes estiveram acompanhados pelas professoras: Cleide de Fátima Souza, Adriana Lemes Silva e gestora Tércia de Souza Bispo Valadares.
Fotos: Jeanne Barreto
Escolas visitam a exposição “Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água”