Encontro sobre Ciências da Comunicação discute importância da TV regional
A professora Adriana Souza Campos, do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde (GO), cidade com 130 mil habitantes, apresentou trabalho que mostra como as 11 emissoras de uma rede que abrange os estados de Goiás e Tocantins "vêm ajudando na integração regional e no resgate cultural de muitas tradições que vinham caindo no esquecimento".
Como exemplo ela citou a festa das Cavalhadas de Pirenópolis, que "voltou a atrair turistas de diversas partes do Brasil e até do exterior" depois do patrocínio e divulgação por meio das emissoras da rede. Outro efeito da promoção apresentado pela professora é a criação do Festival Gastronômico, também em Pirenópolis – realizado anualmente, o festival atraiu para a cidade chefes de cozinha inclusive da França.
Entre as outras tradições de Goiás cuja divulgação conta com suporte da rede regional de TV ela lembrou ainda as Congadas de Catalão, as romarias de Trindade, a festa do Divino Espírito Santo, em Muquem, e o Fogaréu, na cidade de Goiás. Na opinião da professora, a divulgação desses eventos fomenta o turismo e diversifica os negócios, o que considera importante para o desenvolvimento local e a preservação da memória regional.
Adriana Souza Campos lamentou, no entanto, que a programação local seja freqüentemente prejudicada pelo avanço das TVs por assinatura, que "não incluem em suas grades esse tipo de transmissão, com exceção dos casos em que parcerias são firmadas com as emissoras. O público que não conta com transmissão local da TV aberta, fica submetido à programação de outras regiões, sofrendo com isso uma espécie de anulação cultural”. Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/09/08/materia.2006-09-08.8165289533/view