As estratégias e as linhas de crédito para exportações voltadas às micro, pequenas e médias empresas, além dos setores agropecuário e farmacêutico, serão tema de encontro regional amanhã (21), no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O evento, marcado para as 10 horas, é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secomex), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo do encontro regional é mostrar aos empresários as linhas de crédito disponíveis, os procedimentos operacionais, as barreiras às exportações e os programas de setores específicos que podem receber crédito oficial para vendas externas (Arranjos Produtivos Locais, por exemplo).
Os debates vão envolver representantes do BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e bancos privados que repassam recursos oficiais, além de técnicos do governo do Estado, economistas e empresários goianos.
O secretário de Comércio Exterior, Ovídio Antônio de Ângelis, explica que muitos pequenos empresários ainda desconhecem as possibilidades de crédito para exportação. “Muitos pensam que o BNDES é só para grandes empresas, mas 40% dos recursos do banco são para os pequenos empresários”, afirma.
Por outro lado, muitos recursos pedidos não são liberados, porque param nas exigências e na burocracia de bancos privados. “Vamos cobrar dos bancos privados uma melhor aceitação das demandas dos nossos empresários”, adianta o secretário.