Nesta quarta-feira, 17, os alunos das escolas da rede municipal de ensino fundamental da Secretaria da Educação, Esporte e Lazer, participam da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Os estudantes dos 6º e 7º anos farão prova em nível 1 e dos 8º e 9º anos, em nível 2. No âmbito nacional, também serão oferecidas avaliações na modalidade ensino médio.Os principais objetivos da OBMEP são estimular e promover o estudo da matemática entre os alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
As provas acontecerão em duas fases:
Primeira fase: Prova objetiva com 20 questões, aplicadas em cada escola inscrita. A correção será feita pelos professores das respectivas escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP;
Segunda fase: Prova discursiva contendo de 06 a 08 questões, aplicadas em centros de aplicação indicadas pela organização da Olímpiada. Participam dessa fase somente 5% dos alunos, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase.
Para o secretário da Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, a OBMEP ajuda a assegurar a qualidade da escola pública. Para ele, a Olimpíada Brasileira de Matemática tem como foco principal promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.