O Prefeito Juraci Martins participou na manhã desta sexta-feira, 07, da sessão deliberativa do Conselho Estadual de Educação (CEE-GO).
Realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, situado do coração da capital do estado à sessão teve como principal atividade decidir sobre a implantação do curso de medicina na Fesurv – Universidade de Rio Verde.
Com um colegiado de 24 membros o CEE-GO consiste no órgão máximo do estado vindo a decidir sobre todas as questões relevantes a educação goiana. Entre as autoridades que estiveram assistindo a sessão estiveram o prefeito de Rio Verde Juraci Martins, o reitor da Fesurv Sebastião Lázaro (Tatão), o deputado federal Heuler Cruvinel, o secretário municipal de saúde Paulo Faria do Vale, o secretário municipal de educação, esporte e lazer Levy Rey de França, o secretário municipal de comunicação Cairo Fagundes, o 1º secretário da Câmara de Vereadores Iran Cabral bem como dezenas de rio-verdenses entre professores, imprensa, alunos e ex-alunos da Fesurv.
Iniciada a sessão o relator do processo professor Marcos Elias Moreira leu seu parecer sendo favorável à implantação do curso e indicou algumas alterações a serem aplicadas no projeto, tendo como principal ponto a redução de 50 para 40 vagas semestrais disponibilizadas.
Os demais conselheiros destacaram a necessidade de cada vez mais a Prefeitura de Rio Verde estar junto a Fesurv, uma vez que a envergadura da graduação superior em medicina demanda grandes investimentos constantes bem como atenção especial de todos os segmentos de poder. Ao final o CEE-GO por unanimidade aprovou em sessão histórica a criação do curso superior de medicina na Fesurv – Universidade de Rio Verde.
Após a aprovação Tatão destacou a grande relevância social que o curso de medicina irá refletir na comunidade, sendo um fator agregador da instituição para se fortalecer cada vez mais.
Visivelmente emocionado Juraci chega às lágrimas de felicidade refletindo todo o sentimento de amor dos rio-verdenses pela Fesurv. “Temos nessa hora um momento único para todos que amam Rio Verde e a Fersurv. Só tenho a agradecer todos que estiveram empenhados nesse processo que a muito esperamos o final”, disse Juraci em meio a lagrimas.
O prefeito ainda lembrou a todos da figura emblemática da comunidade rio-verdense e seu amigo Maurício Arantes de Nassau Lisboa que juntamente com um grupo de intelectuais ajudou a fundar a Aproderv, entidade essa que deu início ao sonho de fundar uma faculdade em Rio Verde.
Ato seguinte o pleno do CEE-GO submeteu a assinatura de todas as autoridades presentes ao protocolo de intenções que irá adequar o projeto e instituindo formalmente na Fesurv o curso com o nome de Bacharelado em Medicina. “Sempre pensamos no melhor para nossa querida universidade. Não estamos fazendo esses atos para nos mesmos e sim para Rio Verde, Goiás e todo o Brasil”, afirmou Tatão.
“Faço aqui um compromisso com todos em dar a nossa faculdade o apoio necessário para o desenvolvimento total do curso sem esquecer do compromisso social que irá iniciar nesse momento com a instituição desse curso em nossa cidade”, comentou o prefeito.
O secretário municipal de saúde destacou o grande benefício da vinda do curso de medicina para Rio Verde , sendo esse um grande passo para o desenvolvimentoma área da saúde em especial a saúde pública. “Uma sociedade só evolui com educação e hoje temos toda a estrutura necessária para que tenhamos uma das melhores graduações em medicina do estado”, enfatizou.
O deputado Heuler Cruvinel também fez questão de parabenizar a cidade por essa conquista árdua que há muito tempo vinha sendo pretendida por Rio Verde. “Cumprimento a todos os conselheiros por essa decisão bem como ao nosso querido Tatão pelo incansável esforço e dedicação a Fesurv. Eu como ex-aluno estou emocionado com esse dia histórico para todos nos”, disse.
Fotos: Washington Oliveira
Após à aprovação todos comemoraram a decisão
Mesa deliberativa dos trabalhos
Tatão comenta sobre o grande acerto do conselho em ter autorizado o funcionámento do curso
Juraci Martins destaca a constanque ajuda que a instituição receberá do poder executivo municipal
O 1º sec. da Câmara, vereador Iran Cabral comentou sobre a necessida constante de evoluir a gama de cursos da Fesurv
A sala de sessões do CEE-GO ficou pequena para todos os rio-verdenses que acompanharam os trabalhos
Sec. Levy pontua sobre o peso histórico que a reunião tem para todo o sistema educacional de Goiás
Ao final todas as autoridades assinaram o protocolo de intenções que crias formalmento o curso de medicina em Rio Verde
Vale destacar que a Fesurv será a primeira universidade da região a oferecer o bacharelado em medicina