A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), em parceria com a Rádio 97,7 FM e Conselho Municipal do Idoso, realizou o Concurso de Poesia: “Idoso: Você merece nosso respeito e gratidão”. O trabalho é parte integrante de uma das ações do projeto Unidades Integradas – Aprender em Dois Tempos.
A SMEEL recebeu 32 textos, um por cada escola participante, de alunos do 6º ano da rede municipal (zona urbana), que foram avaliados por uma comissão julgadora composta por professores. Os melhores serão premiados nesta quinta-feira, 30, às 19h, no Estacionamento do Estádio Mozart Veloso do Carmo. O Unidades Integradas – Aprender em Dois Tempos da Secretaria entregará certificados de honra ao mérito aos alunos vencedores, em função das comemorações do “Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso”. O primeiro colocado irá ganhar um notebook e as três melhores redações darão direito às escolas participarem de uma Gincana Cultural em agosto, quando será definida a campeã e sorteado outro notebook entre os alunos da equipe vencedora. A premiação completa, conforme Regulamento, ficará a encargo da Rádio 97,7 FM e será entregue dia 11 de agosto próximo, por ocasião do “Dia do Estudante”, para os vencedores do Concurso de Poesia e equipe vencedora da Gincana Cultural. Para a Comissão Julgadora, os três poemas classificados têm conteúdo e qualidade: O 1º lugar: Poesia “Sonhos, Esperanças e Experiências”, de Emilly Barbosa Siqueira apresenta um título impactante, além de 29 versos bem encadeados, distribuídos em 05 quartetos e 02 quintetos, extremamente profundos em exposição temática. O 2º lugar: Poesia “Os idosos”, de Laura Castro Rufino, constituído de 16 versos, em quatro estrofes, discute a teimosia, a valentia, a bravura do idoso em superar as dificuldades diárias. O 3º lugar: Poesia “A Idade da Sabedoria”, de Jade Gonçalves de Jesus, em 24 versos e 05 estrofes sugerem o respeito que as gerações precisam ter para com os idosos. A Comissão cumprimenta a todos os demais participantes, estendendo os parabéns, aos seus respectivos professores e gestores, uma vez que a discussão sobre o idoso, as visitas de campo no ABAS e as outras atividades pedagógicas, despertaram a sensibilidade para o tema, o senso crítico e o sentimento de valorização dos nossos idosos. A coordenadora de Projetos da SMEEL, Diones Lopes, acredita que o concurso de poesia foi uma forma de levar os alunos a valorizar os idosos, fazendo um paralelo entre a criança e o idoso. O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França valorizou a iniciativa. “Este Concurso de Poesia foi importante porque motivou nossas crianças a refletirem sobre o idoso e sua contribuição à sociedade, além de estimular a leitura e a escrita dos nossos alunos, preparando-os para a cidadania e o respeito às antigas gerações”, completou.
1º LUGAR SONHOS, ESPERANÇAS E EXPERIÊNCIAS | 2º LUGAR OS IDOSOS | 3º LUGAR A IDADE DA SABEDORIA |
Depois de tantos anos vividos sonhos que foram realizados hoje tantos já esquecidos e outros ainda muito amados. A vida passa rapidamente a infância, a juventude e a vida se vão chega a velhice simplesmente e às vezes cheia de gratidão e ingratidão. O amor de ontem se perdeu o respeito e até a emoção parece que ninguém aprendeu guardar sentimentos no coração. E o idoso que tem experiência é deixado de lado sem amor quem dera o idoso fosse símbolo de experiência e existência e o mundo teria menos dor. Senhores de tanta vivência merecedores de respeito e gratidão compreendo ainda que na inocência que na sua idade não quero estar na solidão. O mundo um dia vai compreender o quanto o idoso é importante quero viver para ver e ter grande valor nesse instante. Pois idosa serei um dia sou hoje cheia de sonho e esperança quero ser cheia de experiência e alegria mas espero ter o respeito e a gratidão das crianças. Emilly Barbosa Siqueira 6º ano “C” EMEF Antônio Gomes de Lima | Devemos respeitar os idosos pois merecem muito amor cada um tem seu jeito de ser mas todos tem grande valor. Velhos eles jamais serão pois tem muita sabedoria fazem coisas lindas que a gente muito admira. Mesmo com tantas dores eles nunca se abatem com muito vigor enfrentam a vida com valor. Estando no fim da vida é nossa obrigação zelar bem dos nossos velhinhos com carinho e admiração. Laura Castro Rufino 6º ano “D” EMEF Prof. Luiz Alberto Leão | O idoso quer carinho quer respeito e gratidão por estar muito cansado precisa de atenção. Requer uma vida saudável com uma boa alimentação atividades físicas muita movimentação isso faz bem pro coração. Não quer preocupação não quer decepção não quer desagrado quer apenas ser amado. Quer se relacionar com a natureza não ficar tão só quer ter a certeza que tem pessoas ao seu redor. Os idosos amaram sofreram, lutaram e venceram as dificuldades da vida e por isso querem apenas compartilhar as experiências adquiridas... Jade Gonçalves de Jesus 6º ano “B” EMEF Filadelfo Jorge da Silva Filho |