Imagine chegar a um supermercado para fazer compras e dar de cara com uma equipe de profissionais da saúde pronta para orientar, prestar esclarecimentos, aferir a pressão e ainda encaminhar o tratamento devido, se necessário. Não, os consumidores não erraram de endereço. É que a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Referência em Hipertensão e Diabetes, montou uma tenda na porta do supermercado Campeão, do bairro Popular, de 19 a 22 de julho, onde prestou cerca de 500 atendimentos. A iniciativa fez parte das atividades educativas em comemoração ao aniversário de um mês do supermercado.
“A maioria das pessoas se surpreendia com a prestação do serviço e perguntava quanto tinha que pagar. É gratificante para nós poder oferecer um tratamento tão qualificado gratuitamente e fazer a detecção precoce de hipertensão”, relatou a coordenadora do Centro em Rio Verde, Reila Guimarães.
Para ela, o trabalho foi de suma importância, já que de forma prática e eficiente, as pessoas puderam conferir a pressão e receber orientações sobre os diversos programas de saúde do Município. Conforme ressaltou a coordenadora, das 230 pessoas que aferiram pressão no local, nove tiveram que voltar outras duas vezes para confirmar a suspeita de hipertensão, já que a variação também pode ter outras causas. “Após a confirmação, oito foram encaminhadas para o Centro de Referência para receber o devido tratamento”.
O Centro de Referência em Hipertensão e Diabetes foi inaugurado há pouco mais de um mês e a coordenadora já comemora o resultado. “Com a descentralização dos serviços de saúde pública, a população é ainda mais beneficiada. O tratamento é específico e o atendimento, cada vez mais eficiente”, ressaltou.
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