Considerando a necessidade de garantir a oferta de atendimento educacional para jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados de acordo com as condições de efetiva participação dessas pessoas em turma de alfabetização.
A Secretaria Municipal de Educação (SME), mediante Resolução/FNDE nº 52 de 11 dezembro de 2013, art. 10, “que estabelece orientações do Programa Brasil Alfabetizado aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios”, realiza chamada pública a fim de selecionar voluntários, tais como alfabetizador, alfabetizador-coordenadores de turmas e tradutores-intérpretes de Libras para o Programa Brasil Alfabetizado.
A carga horária é de 10 horas semanais, de segunda a quinta-feira, com duração de oito meses. Os alfabetizadores selecionados receberão por turma uma bolsa do FNDE/MEC, por meio de cartão magnético (sem vínculo com a Prefeitura Municipal de Rio Verde) no valor de 400,00 (quatrocentos reais) mensais, durante a execução do programa.
Os interessados deverão se apresentar na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Joaquim Fonseca, s/n – Bairro Odília, Fone: 3602-8218, munidos de documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço), declaração de experiência em educação, bem como currículo, contendo todos os dados pessoais para a realização da inscrição, do dia 31.01.14 a 10.02.14.
É obrigatória a participação dos voluntários selecionados na etapa inicial e continuada de formação.
Os educadores devem ainda se enquadrar nos seguintes requisitos:
Para o cargo de alfabetizador o candidato deve:
I. ser preferencialmente professor de rede pública de ensino; II. possuir, no mínimo, formação de nível médio completo; III. comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos; IV. ser capaz de desempenhar todas as atividades descritas para alfabetizadores do Manual Operacional do PBA; Para o cargo de alfabetizador-coordenador o candidato deve: I. ser preferencialmente professor de rede pública de ensino; II. possuir formação de nível superior em Educação, já concluída ou em curso ou formação superior III. comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos; IV. ser capaz de manter controle sobre o trabalho em desenvolvimento nas turmas e de desempenhar todas as atividades descritas para os alfabetizador-coordenador de turmas no Manual Operacional do PBA; Para o cargo de tradutores-intérpretes de Libras deverá, entre outros critérios, considerar que o candidato deve: I. ser preferencialmente professor de rede pública de ensino; II. possuir formação de nível médio; III. comprovar experiência anterior em educação; IV. comprovar ter graduação em Letras/Libras Bacharelado ou certificado obtido por meio do Programa Nacional de Proficiência em Libras (Pro libras), apresentando a devida documentação para que o EEx a anexe ao SBA; V. ser capaz de desempenhar todas as ações descritas para os tradutores-intérpretes de Libras no Manual Operacional do PBA.