O Brasil Alfabetizado é uma parceria da Secretaria de Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL) com o MEC (Ministério da Educação). Em Rio Verde, o programa está presente em sete escolas do município. Entre elas, as Escolas Municipal de Ensino Fundamental (EMEFs) Olinda Ataydes, Filadélfio Borges, Antônio Gomes, Adelor Quintiliano, Ana Maura, Professor Francisco e a Areno Martins, na Lagoa do Bauzinho.
O objetivo do Brasil Alfabetizado é contribuir para superar o analfabetismo no Brasil, universalizando a alfabetização de jovens, adultos, idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida, por meio da responsabilidade solidária entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.
Os Kits de estudo para os alunos, contendo, lápis, borracha, régua, cola, caderno e lápis de cor, já foram entregues em todas as unidades participantes do Programa.
Já os professores recebem pincéis, jogos de memória, alfabeto, dominó, xadrez, dama, jogos de multiplicação, adição, subtração, carimbos e livros, tudo para uso dos alunos em sala de aula.
No momento, as aulas estão sendo no período noturno. Os alunos podem ter 15 anos ou mais e as turmas devem ser compostas com até 25 alunos, com duração de duas horas e meia a aula, por dia.
O programa Brasil Alfabetizado é coordenado pela gestora Sirlene Martins Barros, pela técnica de apoio Daniella Gomes Clemente, e a coordenadora das turmas Delma Erks.
Fotos: Tanabi Fedrigo
Kits beneficiam alunos e professores
Estojos, giz, pincéis e jogos estão entre os materiais