Diversificar as atividades de ensino-aprendizagem com as crianças tem sido fundamental no mundo globalizado de hoje. O acompanhamento do desempenho educacional dos alunos se faz cada vez mais necessário, desde a alfabetização, uma vez que é através delas que as crianças constroem seus princípios escolares, e durante todo o processo da vida escolar do aluno.
A nova geração vive a era digital e dominam o mundo da tecnologia. Pensando nisso, a equipe de educadores da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Princípio do Saber desenvolve uma metodologia de alfabetização diferenciada, através de uma atividade diversificada, utilizando como recurso o laboratório de informática e a mídia. A professora Eliane Machado Sampaio destaca a importância de ampliar a proposta pedagógica através do uso da internet. “Desenvolvemos uma atividade educativa, em que os alunos visualizam o alfabeto e identificam a letra, completando a palavra, aprendem usando o lúdico. Na alfabetização, este é um ótimo recurso para garantir a aprendizagem das crianças, além de ser essencial porque os estudantes precisam ficar atentos para acompanhar a sequência de exercícios, trabalhando assim também a concentração dos mesmos,” enfatiza. A aluna Maria Eduarda Pereira Rodrigues considera interessante aprender usando o computador. “Porque a gente aprende muitas coisas: o alfabeto, números, aprende a ler e escrever, entre outras coisas,” disse a estudante, explicando como funciona a atividade com o uso da tecnologia. “Tem que pensar e clicar a letra certa. Se acertar, aparece um sinal positivo e se errar outro sinal. Eu gosto de vir na sala de informática porque a gente aprende coisas diferentes,” finalizou Maria Eduarda. Fotos: Tanabi Fedrigo Crianças aprendem e se divertem com as aulas no laboratório de informática Exercícios variados estimulam também a concentração dos pequenos alunos A metodologia de alfabetização diferenciada agrada os estudantes do ensino infantil