Em 1947 aviões pousavam em Rio Verde em um aeroporto improvisado que ficava localizado em um local particular dentro da Fazenda Pauzanes de Carvalho. Lá os aviões desciam não em uma pista, mas em uma área de pastagem. Posteriormente o aeroporto oficial mudou para onde é até hoje com o nome Jerônimo Martins, um político influente e genro do Major Frederico Gonzaga Jaime, que foi intendente de Rio Verde por duas vezes. A partir da década de 50 Getúlio Vargas criou o projeto Asas para o Brasil e o Centro Oeste foi contemplando. Mas somente na década de 60 esse projeto chegou a Rio Verde. Na época o prefeito Paulo Campos buscou recursos com o Ministro da Aeronáutica, em contra partida o ministro fez o pedido para que colocassem o nome do aeroporto de General Leite de Castro. Homenageando o comandante da tropa que mandava madeira da Região sudoeste para Brasília. Com a verba o aeroporto teve sua pista asfaltada e foi instalada a iluminação.
Hoje o aeroporto é visto como ligação do interior de São Paulo e Minas Gerais com Mato Grosso, pois os produtores e fazendeiros do Mato Grosso que possuem aeronaves particulares, utilizam o aeroporto para abastecimento. As instalações contam com uma empresa de abastecimento a gasolina e querosene.
O aeroporto de Rio Verde está homologado para pouso e decolagem noturno, é utilizado por empresas de grande porte nacional e de multinacionais que utilizam jatos executivos pela qualidade e pelo tamanho da pista. Somos o único aeroporto com vôos regulares de segunda a sexta-feira interligando Belo Horizonte, Uberlândia, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Goiânia. Por enquanto somente a empresa Trip está disponível no aeroporto, mas segundo o Diretor aeroportuário Fernando Guimarães outra empresa aérea tem a intenção de fazer a rota Brasília/Goiânia/Rio Verde/ Rondonópolis/Cuiabá.
De acordo com o Diretor, a média de embarque e desembarque é de 1.500 passageiros por mês, sem contar os vôos particulares. O Aeroporto tem capacidade homologada para até 60 acentos e já embarcaram aviões como o Hercules C130 - 737 da presidência da república (na época de Fernando Henrique Cardoso).
O aeroporto é administrado pelo Município, mas ele é subordinado à Agência Nacional de Avião Civil (Anac). Na gestão do prefeito Juraci Martins, a Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Indústria e Comércio, reformou, e reinaugurou o aeroporto no dia 07 de agosto 2009.
Na época foram investidos cerca de R$ 200 mil reais na reforma, sendo R$ 110 mil reais na recuperação asfáltica da via de acesso ao aeroporto e R$ 90 mil reais na reforma e ampliação do Aeroporto. O local passou a contar com novos equipamentos, teve o saguão ampliado, os banheiros reformados com acesso a portadores de deficiência física, além de nova sala para administração aeroportuária. O Aeroporto de Rio Verde atualmente opera com uma pista de 1.500 metros x 30 metros de largura, com balizamento noturno, sendo o único do interior de Goiás que opera com vôos regulares.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Evandro Abib o aeroporto é um grande facilitador para a chegada de empresários interessados no potencial econômico de Rio Verde e região. Sendo o único com linha regular diária (Trip), possui uma estrutura para pouso de aviões tipo Boeing 737 e grande fluxo de aeronaves particulares. “Por Rio Verde se tratar de uma cidade empreendedora, e com crescimento econômico acima da média nacional desponta como a cidade-pólo do Sudoeste Goiano e o aeroporto é uma grande base para este crescimento”, ressaltou o Secretário. Fotos: Cairo Fagundes Vista aérea do aeroporto Aeroporto de Rio Verde General Leite de Castro