O município de Rio Verde participou do 3º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas em Saúde (ECOPIS), realizado no Centro de Convenções de Goiânia. O evento reuniu mais de 800 participantes e se consolidou como um importante fórum para fortalecer vínculos, trocar saberes e reafirmar uma saúde mais humana, integrada e conectada às realidades locais.
Com a presença de autoridades nacionais e internacionais, como representantes do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Embaixador da Índia, S.E. Sr. Dinesh Bhatia, o encontro promoveu conferências, oficinas e debates sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPICs).
Durante a programação, Rio Verde foi representado pela Coordenação das PICs/APS, Fernanda Girotto, que destacou o esforço municipal em integrar práticas inovadoras à rede pública:
“Em Rio Verde, nossos gestores não medem esforços na implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Hoje elas estão presentes na atenção especializada, no Hospital Municipal Universitário (HMU), nas unidades de Atenção Primária e no Programa das Academias da Saúde (PAS). Além disso, nosso município é um dos dois no Brasil a ofertar concurso público para acupunturistas multiprofissionais.”
Profissionais acupunturistas de Rio Verde também participaram do encontro, promovendo trocas de experiências e ampliando seus conhecimentos.
O evento ainda marcou o lançamento do projeto Saúde e Natureza, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) em parceria com a Semad, que busca comprovar os benefícios do contato com a natureza na prevenção e no tratamento de doenças como hipertensão, ansiedade e depressão.
Com alto nível científico e práticas baseadas em evidências, o 3º ECOPIS reforçou o papel das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como aliadas no cuidado integral à população.
