Em reunião ordinária, na tarde do último dia 05, o Conselho Municipal do Trabalho elencou os 20 cursos que estão sendo solicitados à Secretaria Estadual da Cidadania e Trabalho. Estes cursos serão financiados com recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Entre outros assuntos, foi abordado também o resultado positivo que vem sendo alcançado pelo Conselho Municipal, pois algumas solicitações feitas a Secretaria Estadual já foram acatadas, tais como a utilização de instituições de ensino do próprio município para executar os cursos solicitados, cursos que atendam as demandas especificas amparados na realidade local entre outras.
Portanto, as visitas que o Conselho tem feito na Capital, primeiramente através do seu Presidente e Secretário Executivo, tem surtido efeito muito positivo.
O Secretario Executivo, Cairo Santos, aponta, segundo sua experiência de vários anos, que as reuniões do Conselho estão movimentadas, acontecendo rigorosamente em dia e muito participativa, mostrando o caminho certo dessa nova gestão.
Já o Presidente do Conselho e Secretário de Indústria e Comércio, afirma que o próximo passo será uma parceria com as Universidades, Sistema “S” e outros para formação e qualificação de mão de obra independente dos recursos exclusivos do FAT.
As ONG’s e instituições comprovadamente sem fins lucrativos que tem experiência comprovada na execução de formação e qualificação de mão de obra podem também se cadastrar junto a Secretaria Estadual para ministrar estes treinamentos via FAT.