Ações de conscientização acontecem durante toda a semana.
A Prefeitura de Rio Verde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o  Núcleo de Vigilância Epidemiológica estão realizando, durante toda esta  semana, a “Campanha Municipal de Combate à Tuberculose”.
Além  de panfletos, alertando a população rio-verdense sobre os riscos da  doença, a campanha também realizará coletas de amostras para exames e hoje, 24, serão realizadas também avaliações médicas.
Os  pontos de coletas de amostra para a realização do exame e avaliação  médica são: Posto de Saúde do São Tomás, Posto de Saúde do Veneza, Posto  de Saúde do Anhanguera, Posto de Saúde do Popular ou no Cais no horário  das 07h às 17h.
A tuberculose, se tratada da maneira correta, tem cura e o tratamento é gratuito.
Foto:Renato Guerreiro
 
Entenda a doença:
 
A  Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria  que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras  partes do corpo, como os ossos, rins e meninges (membrana que envolve o  cérebro). A tuberculose pode ser transmitida ao falar, espirrar ou  tossir. O doente expele as bactérias nas gotas de saliva, que podem ser  aspirados por outra pessoa saudável e provocar o adoecimento.
 
O tratamento deve ser feito por um período de no mínimo seis meses e totalmente gratuito.
 
Tosse  por mais de três semanas seguidas, com ou sem catarro, falta de  apetite, perda de peso, febre no final da tarde, sudorese noturna,  palidez, cansaço e dor no peito, são sintomas da doença, e a pessoa deve  procurar os serviços de saúde mais próximo. Quem convive com o paciente  também deve fazer o exame, devido à facilidade de transmissão da  doença. No entanto, logo que inicia o tratamento, o paciente já deixa de  transmiti-la.
Foto: Renato Guerreiro