/ Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}
A prefeitura de Rio Verde através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, 18, mais uma etapa da Semana de Luta Antimanicomial.
Contemplando várias atividades nas unidades de saúde da rede pública municipal, entre esclarecimentos, panfletagem e palestras, os servidores designados para a realização e integração do Movimento Antimanicomial estiveram presentes no Cais e no Hospital Universitário Municipal, além de reunião interna com a gerente regional de saúde Sudoeste 1, Ana Otilia de Paiva.
Em parceria com a Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRv, participaram no início da noite do “Café com Ciência”, demonstrando a comunidade acadêmica a importância de interar junto a sociedade o Movimento Antimanicomial, visando quebrar preconceitos e estabelecer um horizonte mais saudável sobre a saúde mental dos pacientes.
O Movimento da Luta Antimanicomial caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.
Embora não tenha se instituído formalmente como pessoa jurídica, o movimento conquistou na área da saúde um caráter de forte representatividade e legitimidade, o que se confirma pelo fato de ter obtido três cadeiras na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde, sendo uma para um representante dos usuários, uma para os familiares e uma para um representante do movimento independente da categoria.
PROGRAMAÇÃO:
18/05 (quarta-feira)
8h- Panfletagem no Centro de Rio Verde
13h- Panfletagem e Oficina no HUM
19h- Cine Desinsti na UniRV
19/05 (quinta-feira)
8h- Panfletagem e Sociodrama na PMRV
20/05 (sexta-feira)
13h- Panfletagem e Oficina no CRAS.
O Movimento Antimanicomial já está consolidado no calendário de saúde pública do Brasil
Apresentação dos trabalhos no Café com Ciência na UniRv
Coordenadores do Movimento Antimanicomial em Rio Verde