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postado em 25 mar 2008 em Secretaria de Educação

Rio Verde é uma das cinco cidades goianas destaque em pesquisa da Unicef

O que faz com que uma rede municipal de educação garanta a cada um de seus alunos o direito de aprender? Foi essa a pergunta que orientou a pesquisa Redes de Aprendizagem, que teve como principal objetivo identificar boas práticas de redes municipais de ensino espalhadas em todo o território nacional. O estudo foi lançado durante o III Fórum Nacional da União dos Dirigentes Municipais de Educação, em Brasília, hoje, 25 de março.

A partir de visitas de campo aos 37 municípios analisados, incluindo Rio Verde, levantou-se um conjunto de 10 boas práticas e ações de aprendizagem comuns que, implementadas de forma articulada, garantiram a essas redes um desempenho acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). São elas: foco na aprendizagem, consciência e práticas de rede, planejamento, avaliação, valorização do professor, formação do corpo docente, valorização da leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares e parcerias externas.

As redes foram escolhidas com base no cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, com informações dos municípios e com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os municípios visitados possuem características diversas, com população que varia de 6 mil a 788 mil habitantes e estão localizados nas cinco grandes regiões do País. Dessa maneira, essas redes municipais representam e incorporam a diversidade e os desafios para se garantir o direito de aprender nos mais de 5,6 mil municípios brasileiros.

Para entender os motivos do sucesso dessas redes, foram entrevistados dirigentes municipais de Educação, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e conselheiros. Cada um deles apontou as razões que acreditam ter sido importantes para a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas municipais.

Segundo a Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, “a pesquisa constatou que essas 37 redes têm em comum o compromisso com a aprendizagem de cada um de seus alunos e alunas. Esse compromisso se expressa na consciência e na atuação como uma rede que enfrenta os desafios e busca de soluções de forma, efetivamente, solidária”.

A publicação Redes de Aprendizagem é resultado de uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Ministério da Educação (Mec), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Instituto de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha, acredita que o investimento feito pelo município na formação dos professores foi determinante para os bons resultados que tem sido obtidos pelo município na área de Educação.

Segundo Paulo Roberto Cunha, os primeiros passos foram dados em 1989, na sua primeira administração. “Encontramos professores que tinham apenas a 4ª série e recebiam meio salário mínimo de remuneração. Concedemos bolsas de ensino de 100% para que todos voltassem à escola e hoje todos os nossos professores, até da zona rural, têm curso superior.” Os investimentos foram complementados a partir de 2000, quando o prefeito reassumiu a administração municipal e firmou parceria com o Instituto Ayrton Senna, parceria esta que continua até hoje, no seu segundo mandato.

Na pesquisa, Rio Verde é destacado pela gestão participativa. No município, todos os funcionários da rede, do vigilante, merendeiras até a diretora da escola, elaboram um plano individual de trabalho (PIT), que compõe o Plano Anual de Metas (PAM). O plano individual estabelece objetivos e indicadores para o ano e os profissionais se comprometem a cumpri-los. Avaliações e adaptações são feitas no decorrer do ano letivo.

Quem gerencia os planos é a diretoria das escolas. Encarregada de avaliar os profissionais, individual e coletivamente, ela garante o cumprimento dos compromissos assumidos.

Abaixo, a lista de municípios visitados

Centro-Oeste
• Carmo do Rio Verde/GO
• Cezarina/GO
• Apiacás/MT
• Comodoro/MT
• Piranhas/GO
• Formosa/GO
• Rondonópolis/MT
• Rio Verde/GO


Norte
• Alvorada/TO
• Rio Branco/AC
• Araguaína/TO
• Santarém/PA
• Altamira/PA

Nordeste
• Teresina/PI
• Presidente Dutra/BA
• Poção de Pedras/MA
• Mortugaba/BA
• Sobral/CE

Sudeste
• Santa Rita de Caldas/MG
• Sud Menucci/SP
• Lagamar/MG
• Sete Barras/SP
• Rio Piracicaba/MG
• João Monlevade/MG
• Votuporanga/SP
• Santo Antônio de Pádua/RJ
• Divinópolis/MG

Sul
• Marilena/PR
• São Jorge D’Oeste/PR
• Jesuítas/PR
• Realeza/PR
• Horizontina/RS
• Arroio do Meio/RS
• Sapiranga/RS
• Guaramirim/SC
• Farroupilha/RS
• Pinhais/PR

Os interessados em ler a pesquisa na íntegra pode acessar o link http://www.unicef.org/brazil/pt/Redes_de_aprendizagem.pdf.

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