Com antena e conversor, as famílias de baixa renda terão acesso à programação da TV digital
A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV(EAD) informa que o desligamento do sinal analógico de televisão acontecerá no próximo dia 15. Os inscritos no Cadastro Único devem agendar a retirada dos equipamentos no portal Você na TV Digital (www.vocenatvdigital.com.br), na central telefônica 147 (ligação gratuita) ou no CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, dos bairros Dom Miguel e Santa Cruz.
A EAD, entidade responsável pela gestão do processo de migração do sinal de TV analógica para o digital no Brasil, está distribuindo kits com conversor e antena para beneficiários do programa Bolsa Família de Rio Verde desde outubro do ano passado. Em 2016, porém, a distribuição foi ampliada no município e contemplará, também, as famílias inscritas no Cadastro Único. Isso significa que inscritos no Cadastro Único desde, pelo menos, novembro de 2015 deverão agendar o quanto antes a retirada do kit.
Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?
A inscrição no Cadastro Único é obrigatória para que as famílias de baixa renda possam receber benefícios de diversos programas sociais como Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Pronatec, Bolsa Verde, Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoas de baixa renda, Água para Todos, Programa Brasil Alfabetizado, entre outros. Ou seja, se você faz parte de algum desses programas, provavelmente você está inscrito no Cadastro Único (veja a lista completa aqui).
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal reúne informações sobre as famílias de baixa renda, como características da residência, identificação de cada morador, situação de trabalho e renda, escolaridade, etc. Com essas informações, o Governo pode conhecer melhor essas famílias e encaminhá-las para os programas sociais e políticas públicas adequadas à sua realidade.
Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, com renda mensal de até três salários mínimos ou com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo, podem se inscrever no Cadastro Único. Pessoas que moram sozinhas ou que vivem em situação de rua também estão aptas à inscrição.
Para que os cidadãos possam verificar se estão inscritos no Cadastro Único, é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no número 0800-707-2003.
Como funciona a distribuição dos kits de acesso ao sinal digital?
A data e o local para a retirada podem ser escolhidos previamente. Em Rio Verde, os pontos de retirada são os estabelecimentos Mercado da Eletrônica e Greck Distribuidora. No momento do agendamento, o inscrito deve ter em mãos o número de identificação social (NIS). Para confirmar esse número, basta ligar para a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no 0800-707-2003.
O kit, que permite que as famílias de baixa renda tenham acesso à programação da TV digital, contém uma antena digital, um conversor externo (que deve ser conectado ao aparelho de televisão), um controle remoto e um manual de instalação. Ele será entregue para um responsável por núcleo familiar, excluindo aqueles que já receberam os equipamentos pelo Programa Bolsa Família.