Aconteceu na noite de ontem, 15, no Auditório do Sest/Senat, a cerimônia de formatura do Curso Básico de Formação Continuada em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais da SME, envolvendo 76 formandos: familiares de alunos surdos, professores, coordenadores, gestores e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino.
O Curso teve duração de cinco meses, as aulas aconteceram no Auditório da SME, nos períodos matutino, vespertino e noturno, uma vez por semana, conforme demanda do público alvo.
Os objetivos do Curso eram preparar os profissionais da Escola e os pais de alunos surdos para uma comunicação eficiente em LIBRAS; proporcionar conhecimento de uma nova língua natural, de modalidade gestual; gerar competências comunicativas que valorizem a educação e a cultura da comunidade surda.
Durante a cerimônia, a mesa diretiva foi composta pelas seguintes autoridades: Secretária Municipal de Educação, Diones Lopes; Gestor Administrativo-Pedagógico da SME, Leonardo Montes; Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Liduina Vieira; Coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva da SME, Psicóloga e Profª Mylena Almeida Rodrigues; Profª Pedagoga e Especialista em LIBRAS - Educação Especial: Cátia Joseli Basílio Ferreira e Prof. Joanilson Luiz Faleiro da Silva.
Apresentações artístico-culturais emocionaram o público: o Coral das Intérpretes da SME, com a música: “Um mundo bem melhor” e o Coral dos Formandos, apresentando a canção: “Natal todo dia”.
Na oportunidade, o Prof. Joanilson Luiz Faleiro da Silva ministrou a palestra “Aquisição da Linguagem”, que possibilitou reflexão no sentido de evidenciar a importância, a relevância e a necessidade do ensino da LIBRAS para alunos surdos.
A Secretária de Educação Diones Rosária Lopes, empenhada em cumprir as diretrizes da Educação Inclusiva Perspectiva da Diversidade – “Educação para Todos” expressou seu contentamento ao formar mais uma turma de educadores, aptos para ensinarem alunos surdos da Rede Municipal.
Para a Psicóloga do Departamento de Educação Inclusiva da SME, Profª Renata Rodrigues de Souza, “todos precisam se preparar para comunicar com os surdos, mas os professores precisam conhecer a linguagem da LIBRAS, para atuar com qualidade no ensino de alunos surdos”, reforçou.
Na ocasião, receberam homenagens, em reconhecimento pelo apoio na realização de mais um Curso Básico de LIBRAS: a Secretária Diones, as Profªs Cátia e Rennya e Coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva da SME, psicóloga e Profª Mylena.
Na finalização do Curso, a Profª Cátia destacou: “as mão rompem o silencio e faz a comunicação de quem não ouve, mas vê, sente e se emociona” (Matheus Roberto).
Fotos: Delma Erkes
SME realiza cerimônia de formatura do Curso Básico em LIBRAS