/ Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.
Esse é um dia que deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer a comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social para com as pessoas que possuem o vírus.
O Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais estima que , aproximadamente, 734 mil pessoas estão vivendo com HIV/AIDS no Brasil no ano de 2014, correspondendo a uma prevalência de 0,4%. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes chegam ao serviço de saúde tardiamente.
De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2014, a taxa de detecção de AIDS no Brasil tem apresentado estabilização nos últimos dez anos, com uma média de 20,5 casos para cada 100 mil habitantes. Também foi observado no Boletim que há estabilização dessa taxa na região Sul, com uma média de 31,1 casos para cada 100 mil habitantes.
As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentam uma tendência linear de crescimento significativa, considerando o nível de significância de 5%. Em 2004, a taxa registrada de detecção do HIV foi de 15 pessoas infectadas a cada 100 mil na região norte (N), 11 pessoas infectadas a cada 100 mil na região nordeste (NE) e de 18,7 na região centro oeste (CO) casos. Enquanto que em 2014, ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico, a taxa foi de 26,1 (N), 16,0 (NE) e 20,3 (CO), representando um aumento de 74,0% na região norte , 45,5% na região nordeste e de 8,6% na região centro oeste.
A região Sudeste é a única que apresenta tendência de queda significativa nos últimos dez anos; em 2004, a taxa de detecção foi de 26,0, a qual passou para 18,7 casos a cada 100 mil habitantes em 2013, correspondendo a uma queda de 28,1%.
Por isso, é fundamental que a população se previna usando camisinha e sempre façam o teste que é gratuito na rede SUS.
Serviço oferecido em Rio Verde
Em Rio Verde, o SAE (Serviço de Atendimento Especializado em DST/HIV) que fica na Rua Dário Alves de Paiva, nº 1.123 – centro ( em frente a Gráfica Boa Impressão) oferece o tratamento e atendimentos especializados para portadores de DSts/ HIV e Hepatite C.
Nesta unidade existe uma equipe multiprofissional composta por: médico, enfermeira, técnicos de enfermagem, consultório odontológico, psicólogo. Essa equipe está preparada para ajudar o paciente a lidar com a doença e, além disso, com o apoio psicológico para enfrentar a doença.
O SAE também fica responsável em fazer a distribuição das medicações e do acompanhamento dos pacientes com HIV e Hepatite C. Os pacientes assistidos pelo SAE além do tratamento médico e psicológico também recebem tratamento odontológico na unidade. Todos os serviços oferecidos pelo SAE são gratuitos e fazem parte da Rede SUS de Rio Verde.
Para maiores informações sobre o SAE ligue no 3620-2058.