/ Style Definitions / table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}
A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que no sábado, 14, aconteceu no Hospital do Câncer um evento para encerrar a Campanha Outubro Rosa onde 620 mamografias foram entregues às pacientes que participaram do mês de conscientização sobre o câncer de mama. Este evento além do apoio da Prefeitura de Rio Verde também contou com o patrocínio das seguintes empresas e pessoas físicas: Comercial Campeão; Naturanja; Racine Eventos; Gil Decorações; Eulálio Decorador; KGL Supermercados; Coca Cola – Refrigerantes Bandeirantes; Paz Rio Verde; Zilda de Fátima Mariano; Turma da Alegria; Anderson Martins; João do Prado; Easy Park; Neusa Barch de Oliveira; Maria Heloisa Oliveira Souto; Alessandra Sampaio e o deputado estadual , Lissauer Vieira.
A mesa diretiva foi composta pelas seguintes autoridades: Marlos Marques, diretor da Upa, representando o prefeito, Juraci Martins; Ita Evangelista, chefe de gabinete secretaria de saúde, representando o secretário de saúde, Dr. Leonardo Tangerino; Douglas Lacerda, diretor da Coca Cola- Refrigerantes Bandeirantes; Giseli Borges Carrer, presidente do Hospital do Câncer de Rio Verde.
Para a abertura do evento a presidente do Hospital do Câncer, Giseli Borges Carrer, encerrou oficialmente o Outubro Rosa e deu início ao Novembro Azul onde serão disponibilizados 1000 exames de PSA , exame que detecta o câncer de próstata, para os pacientes da Rede SUS de Rio Verde. Os homens interessados deverão ir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para marcar o exame. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Em 2014, 69 mil novos casos foram diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos, segundo ao Mistério da Saúde.
Em seguida o mastologista, Dr. Alessandro Naldi, falou sobre a importância do diagnóstico precoce para que a mulher tenha sucesso no tratamento da doença. Ainda afirmou dizendo que “ é fundamental a prevenção”. Após a explanação do mastologista, a enfermeira chefe do Hospital do Câncer e coordenadora da Campanha, Rosana Machado, disse que além de fazer a mamografia é necessário que as mulheres busquem o resultado dos exames, porque só assim, o tratamento será realizado. Outro aspecto evidenciado pela enfermeira foi que o Hospital do Câncer de Rio Verde possui um mamógrafo digital onde as pacientes podem receber um diagnóstico mais preciso. No Brasil, existem 9 mamógrafos como esse, onde 3 estão no estado de Goiás. “Isso mostra o quanto a equipe do Hospital do Câncer está comprometida com a qualidade do serviço prestado”, reforçou Rosana em seu discurso.
Para deixar a manhã mais animada as pacientes também assistiram a apresentação da orquestra de sanfoneiros e violeiros de Montividiu. Após a apresentação as pacientes foram convidadas para participar do café a manhã onde havia uma grande variedade de quitutes e salgados além de todas terem ganhado sucos e refrigerantes de um dos patrocinadores do evento, a Coca Cola.
Após o café da manhã, as pacientes foram convidadas para participar da palestra com a psicóloga, Kênia Sevilha, sobre o Câncer de Mama. Onde todas puderam tirar suas dúvidas e trocar experiências sobre o tratamento da doença e como lidar com as dificuldades psicológicas durante o tratamento. Outro aspecto abordado na palestra foi sobre a taxa de cura das pacientes que conseguem o diagnóstico precoce que pode chegar há até 95% e que, entre os 40 e 50 anos, o ganho de diminuição de mortalidade com a mamografia é menor que entre os 50 e 69 anos. Ou seja, é fundamental que as mulheres a partir dos 40 anos façam uma vez ao ano a mamografia, pois a prevenção pode salvar vidas.
Para finalizar o evento foi oferecida uma aula de zumba ministrada pelos professores: Tati, Karolayne e Edimar. Também foram sorteados 100 brindes que foram oferecidos pelas seguintes empresas: Latitude; Pimenta Rosa; Cintia Ferreti; Kênia Andrade Cosméticos Multimarcas; Contem 1g; Buralli; Body for Sure e Água de Cheiro.
Estágio do C. de mama |
Taxa de Sobrevida em 5 anos |
0 |
100% |
I |
100% |
II |
93% |
III |
72% |
IV |
22% |
Fonte da Tabela: Ministério da Saúde
Camisetas da Campanha foram vendidas no local
A Turma da Alegria deixou o evento mais descontraído deixando as pacientes muito animadas
Mesa diretiva do evento
Pacientes pegando o resultado da Mamografia
Mesa do café da manhã oferecida às pacientes
Todas pacientes ganharam sucos e refrigerantes oferecidos pela Coca Cola - Refrigerantes Bandeirantes
Orquestra de Sanfoneiros e Violeiros de Montividiu