Na manhã dessa sexta-feira, 4, aconteceu no Instituto Federal Goiano o lançamento do Jardim Botânico Rio Verde (JBRV). A solenidade contou com a presença do reitor da instituição, Vicente Pereira Almeida, do pró reitor de pesquisas Fabiano Guimarães, do coordenador geral do campus Rio Verde, Anísio Correa, do professor e coordenador do projeto “Cápsula do Tempo” Alan Costa, do secretário de meio ambiente, recursos hídricos, infraestrutura, cidades e assuntos metropolitanos, Vilmar Rocha, do deputado federal, Heuler Cruvinel, do deputado estadual, Lissauer Vieira, do presidente da Câmara de vereadores Iran Cabral e do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins.
O prefeito Juraci Martins, enalteceu a criação do jardim botânico e ressaltou a importância para o desenvolvimento não apenas das pesquisas e dos alunos do Instituto Federal Goiano, “Rio Verde nos últimos anos tem se desenvolvido muito em diversos setores, tanto na economia, quanto no crescimento e desenvolvimento de nossa gente e o IF é um grande contribuidor para esse crescimento. Com a implantação do Jardim Botânico, os acadêmicos dos cursos ligados às áreas estudadas no campus irão aprender e acompanhar de perto a evolução desse importante centro de pesquisas e a população também ganhará mais um lugar para visitar e conhecer em nossa cidade”, pontuou Juraci Martins.
Sobre o Jardim Botânico Rio Verde
O projeto, que foi aprovado pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, atuará com foco na conservação de espécies, educação ambiental, agricultura, desenvolvimento e sustentabilidade. Diversas autoridades acadêmicas e políticas do município de Rio Verde e de Goiás confirmaram a presença na solenidade que marca o lançamento oficial do JBRV.
O Jardim Botânico atende anualmente mais de 2000 alunos do ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação, por meio de visitas e estágios na estrutura implantada, aulas, atividades de pesquisas e projetos de educação ambiental. A Instituição visa ampliar estas ações e alcançar outros públicos no estado e no país, a partir da consolidação da marca Jardim Botânico e classificação do projeto pela Secretaria Nacional de Registros de Jardins Botânicos.
O JBRV já conta com mais de 100 projetos já concluídos, ou em andamento, que envolvem germinação, propagação, banco de germoplasma, avaliação de fatores do ambiente no estabelecimento das espécies, caracterização da diversidade genética, caracterização química importância ecológica e potencial econômico de espécies nativas. Além disso, mais de 30 espécies nativas, com predominância do Cerrado, e exóticas são estudadas na estrutura.
Fotos: Washington Oliveira
Prefeito Juraci Martins, Secretário Estadual Wilmar Rocha cumprimentam reitor do IF Goiano Vicente Pereira de Almeida
Autoridades plantam árvores no Jardim Botânico Rio Verde
]
Professor Alan Costa explica o projeto "Cápsula do Tempo"
Presidente da Câmara de Rio Verde Iran Cabral destaca a contribuição da administração no desenvolvimento educacional da região
Lissauer Vieira, deputado estadual, ressalta a importância e a contribuição do JBRV para a sociedade rio-verdense
Deputado federal Heuler Cruvinel enfatizou a importância dos investimentos em educação
Juraci Martins, grande parceiro do IF Goiano, parabeniza os alunos e professores por mais esse investimento na ampliação do conhecimento
Alunos são premiados por ensaio fotográfico
Wilmar Rocha ressalta a importância de preservar o meio ambiente para gerações futuras
Reitor do IFG, Vicente Pereira de Almeida ressalta o compromisso da instituição em investir no futuro