A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa neste sábado, 15, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.
Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem casos da doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. De acordo com o Ministério da Saúde, até que aconteça a certificação mundial de erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas.
Embora a Região das Américas tenha recebido a certificação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou em 05 de maio de 2014 a declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), sob o Regulamento Sanitário Internacional (RSI, 2005), e emitiu recomendações temporárias para reduzir a propagação internacional do poliovírus selvagem, em virtude da ocorrência de casos de poliomielite em 10 países, localizados na Ásia Central, Oriente Médio e África Central.
Diante deste quadro mundial, há necessidade da união de esforços para atingir a meta dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde para manutenção do país livre da doença. Por isso, é muito importante que os pais levem seus filhos de 06 meses a 4 anos ao posto de saúde mais próximo de sua residência a partir do dia 15 , dia D da Campanha até dia 31 de agosto.