A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria da Saúde, informa que a partir de hoje, 25, a cidade entra na Semana da Amamentação. O tema deste ano será “Amamentação: um ganho para toda a vida!”. Quando a mãe amamenta seu bebê, está desenvolvendo com ele uma ligação profunda, oferecendo segurança, dando e recebendo amor. O calor, a voz, o odor, a pele e o seio materno dão ao bebê um prazer e uma tranquilidade imprescindíveis para o seu desenvolvimento emocional.
Mas não é só isso: o leite materno é também o melhor alimento para os recém-nascidos. De acordo com a OMS ( Organização Mundial de Saúde), o leite humano é muito mais do que uma fonte de nutrientes, é uma substância viva, dinâmica e de grande complexidade biológica. Ainda segundo a Organização é recomendada a amamentação complementar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o mais completo alimento para o bebê até o 6º mês de vida, de acordo com a Associação Pediátrica Nacional. Além de alimentar e de proteger a criança contra doenças, a amamentação contribui para o seu desenvolvimento psicomotor e emocional.
Durante esta semana as Unidades Básicas de Saúde, as Estratégias Saúde da Família, as Unidades de Pronto Atendimento, o Hospital Municipal e a Maternidade Augusta Bastos farão palestras de incentivo ao Aleitamento Materno. Será intensificada nas Equipes de Saúde da Família(ESF) a discussão do tema, através das visitas domiciliares dos ACS e no atendimento dos outros profissionais. O NASF dará apoio técnico às ESF.
Por todos esses motivos que a Secretaria da Saúde está promovendo esta campanha para que haja a conscientização das mães sobre a importância do ato e para que não abandonem a prática devido às dificuldades existentes na amamentação. Para que haja essa consciência há na programação da Semana acompanhamento às gestantes e às mães de recém nascidos para que forneça dicas às futuras mães de como amamentar e de como cuidar do seio para que essa prática seja prazerosa para a mãe e o bebê.
Cronograma de Ações da Semana:
- O CAIS terá uma sala aberta durante toda a semana pela manhã para orientação à gestantes e mulheres com recém nascidos;
- ESF IV - Bairro Popular, dia 25/08/2014 às 08horas.
- UBS Anhanguera, dia 26/08/2014 às 08 horas.
- UBS Gameleira, dia 28/08/2014 às 08 horas.
- ESF VII, Bairro Martins, dia 28/08/2014 às 08 horas com a presença do Secretário da Saúde, Francisco Barreto Filho, como palestrante.
- ESF VIII, Vila Mariana, dia 27/08/2014 às 8horas, seguida de visita domiciliar à uma mãe que está amamentando.
- UBS Morada do Sol, dia 28/08/2014 às 08 horas. Palestra, dinâmica de grupo, sorteio de brindes e café da manhã com mesa de frutas.
A Prefeitura de Rio Verde por meio de ações como essa, mostra que sua prioridade é o bem estar da população através de programas que os beneficiem e ensinem como lidar melhor com as dificuldades impostas pela vida.