A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu, através do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família), a V Caminhada pela Qualidade de Vida, que reuniu aproximadamente 500 pessoas. A concentração aconteceu em frente a UPA, onde ocorreu o alongamento e a distribuição de camisetas.
O objetivo principal desta caminhada, segundo Aline Santos, psicóloga do NASF, é incentivar as práticas saudáveis e mudanças de hábito que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas e como consequência a saúde. Essa caminhada está sendo realizada também com o intuito de comemorar o dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, que ocorre em outros 1.000 municípios pelo Brasil.
Estavam presentes na Caminhada várias autoridades como Francisco Barreto Filho, Secretário da Saúde; Regina Celi Fazzio, Gestora Administrativa da Secretaria da Saúde; Enfermeira Jussara Pires, Coordenadora do Atendimento Básico, o Gestor da Agência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Orestes Ferreira Pereira e Odete Fonseca, subprefeita de Riverlândia.
De acordo com o secretário de Saúde, a secretaria está focada na prevenção e na conscientização das pessoas sobre a importância de práticas saudáveis em suas vidas e a intenção dessa caminhada é a mostrar para a população que a mudança de hábito faz parte de uma transformação maior na vida das pessoas e assim, a saúde também melhorará.
No ponto de chegada, em frente à Igreja da Matriz, onde a equipe do NASF organizou uma mesa de café da manhã com frutas variadas para os participantes, eles fizeram novamente o alongamento e também houve o sorteio de vários brindes como bicicletas, kit de produtos de beleza, panela elétrica para fazer arroz, entre outros. Os participantes estavam muito animados e dispostos a receber todas as dicas e informações sobre como melhorar a qualidade de vida. Segundo, Alzira Carmo, 70 anos, é a segunda vez que participa da caminhada e que este ano o evento foi maravilhoso. Ela ainda completa dizendo que durante o percurso ela se divertiu muito. Isso mostra que não tem idade para mudar e melhorar os hábitos de vida.
Fotos: Charlene Carmo
Alongamento dos participantes em frente à UPA
Dr. Francisco Barreto Filho e Odete Fonseca
Alongamento na antes do café da manhã na Praça da Matriz
D. Alzira,70 anos, no alongamento mostrando disposição
Dr Francisco em seu discurso sobre a Caminhada
Dr Francisco e equipe NASF
Participante que ganhou a bicicleta no sorteio