A secretária municipal de Assistência Social, Clarice Martins e os secretários José Carlos (Ação Urbana); Antônio Matos Cardoso (Esporte); Fausto Caparelli (Políticas Estratégicas); João Orlando (presidente da Fundação de Cultura); juntamente com gestores da pasta e equipe técnica visitaram na manhã desta terça-feira, 1º, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2 na cidade de Jataí (GO).
A comitiva foi recepcionada pelo secretário de Esporte e Lazer do município, José Carlos Teixeira e membros do grupo gestor do Programa, que apresentaram a obra em fase de conclusão. Representando o grupo gestor, Ana Querubina, destacou que a previsão de inauguração é para o mês de maio nas festividades do aniversário da cidade e destacou que a equipe tem como objetivo trabalhar de forma compartilhada com a comunidade.
A comitiva visitou todos os espaços, sanou dúvidas sobre a funcionalidade do Projeto e compartilhou experiências. Em Rio Verde, a Secretaria de Assistência Social contará com um espaço dentro do CEU, destinado ao programa do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Clarice Martins salientou que se trata de uma obra que mudará os hábitos de vida dos moradores do Céu Azul e região, a Assistência Social já tem se programado para instalação de mais um Cras, um beneficio aos moradores da região. “Quero agradecer o carinho com que fomos recebidos na cidade e destacar que essas visitas sempre são muito proveitosas em outros municípios, aprendemos e compartilhamos nossas experiências”, disse a secretária.
Segundo a engenheira da Secretaria de Obras de Rio Verde, Alila Bisão a finalização da obra do CEU do município está prevista para julho deste ano.
Os CEUs
Uma parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e Prefeitura de Rio Verde, a Praça dos Esportes e da Cultura tem em sua planta o bloco administrativo com banheiros, salas multiuso para coordenação e recepção. No mesmo espaço funcionará o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), responsável pela organização e ofertas de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de Vulnerabilidade e Risco Social, onde terão o compromisso de atender e proteger as famílias necessitadas.
Na parte das atividades, a comunidade desfrutará de quadra coberta, biblioteca, telecentro com o objetivo de promover a inclusão digital e social, cineteatro em um auditório com 60 lugares, playground para crianças, equipamentos de ginásticas, pista de caminhada e uma de skate aos aventureiros, tudo isso implantando numa área de 3 mil m².
O programa tem por objetivo integrar num mesmo espaço físico ações culturais, práticas esportivas e lazer; qualificar e formar pessoas para mercado de trabalho; serviços sócio assistenciais; políticas preventivas à violência e inclusão digital de modo a promover cidadania.
Fotos: Washington Oliveira