Aconteceu na manhã desta terça-feira, 25, na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Rio Verde (Adefirv), solenidade para entrega oficial de 227 equipamentos para pessoas com necessidades especiais cadastradas no Programa Reabilitar Itinerante.
O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Clarice Martins; do presidente da Adefirv, José Carlos Queiroz; do tesoureiro da Adefirv, Jacinto Brás da Silva; do fisioterapeuta da Vila São Cottolengo, Carlos Eduardo; do secretário de Ação Urbana, representando o prefeito Juraci Martins, José Carlos Pimenta Cabral, além de gestores e beneficiados pelo programa.
Carlos Eduardo destacou a importância da parceria firmada durante muitos anos. “Agradeço o carinho com que somos recebidos”. Compartilhando opinião, Jacinto Brás, agradeceu em especial à Prefeitura de Rio Verde e o apoio da secretária de Assistência Social que sempre recebe todas as solicitações e equipe da Adefirv com muito carinho. O gestor aproveitou para destacar que mais um ônibus foi adquirido e adaptado para facilitar ainda mais a vida de quem precisa dessa condução. “Esse apoio da dona Clarice, por meio da Secretaria de Assistência Social, é muito importante para que pessoas sem condições financeiras sejam beneficiadas com recursos”, afirmou.
O secretário de Ação Urbana, José Carlos Pimenta no ato representando o prefeito Juraci Martins, fez questão de destacar o trabalho realizado pela Secretaria e o trabalho promovido mediante essa parceria. “Tenho a imensa satisfação em participar dessa solenidade, há cinco anos acompanho e tiro lições de vida com as histórias aqui relatadas”, ressaltou.
Clarice Martins confidenciou que aprende muito com cada programa e parceria feita pela pasta. “Somos tão pequenos diante da grandiosidade dos seres humanos beneficiados aqui. Vocês são mais que vencedores, eu agradeço a oportunidade de aprender com cada um”, concluiu.
A dona de casa, Abadia de Fátima é mãe adotiva de Hannaer Karoliny, 12 anos, que recebeu gratuitamente uma cadeira para tetraplégico. Abadia estava grata por receber o benefício e foi orientada por uma equipe de fisioterapeutas sobre os ajustes e manuseio da cadeira. “Temos aqui todo apoio que precisamos, minha filha estuda na escola Bom Pastor e a cadeira facilita muito em suas atividades. Sou grata pelo carinho com que somos recebidos aqui. Esse material é muito caro e eu não teria condições de arcar com o tratamento na rede particular”.
Após os pronunciamentos, aconteceu a entrega simbólica dos materiais. O valor do investimento foi cerca de R$ 95 mil na compra de aparelhos, como: órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (cadeira de rodas, cadeira higiênica, andador, bengala e muleta).
SOBRE O PROGRAMA - O Reabilitar é um programa do Ministério da Saúde, gerenciado pelo Hospital Vila São Cottolengo, de Trindade - Goiás. O Programa tem como objetivo atender às pessoas com deficiência ou necessidades especiais com a doação de aparelhos.
O Hospital - O Hospital São Cottolengo é reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência no atendimento de habilitação e reabilitação física e auditiva. O Hospital mantém o Programa Reabilitar – Medicina Física e Auditiva, implantado em 2002 pela portaria 67 do Ministério da Saúde. O Programa administra a dispensação de órteses, próteses físicas e auditivas e meios auxiliares de locomoção aos usuários do SUS. Devido à necessidade de estender o Programa Reabilitar a outras cidades e entidades, foi criado em 2005 o Reabilitar Itinerante, que funciona por meio de parcerias com os municípios atendidos pelo programa. Em Rio Verde, os benefícios são concedidos graças a uma parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Adefirv.
Fotos: Charlene Carmo
Próteses e meios auxiliares de locomoção foram entregues
Clarice Martins cumprimenta mãe e beneficiada do Programa
"Somos tão pequenos diante da grandiosidade dos seres humanos beneficiados aqui",disse Clarice
Entrega simbólica dos materiais