O projeto “Aprender em Dois Tempos”, promovido pela Prefeitura de Rio Verde por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem como objetivo oferecer acesso a atividades no contraturno como direito social. Apresenta, ainda, como foco, as escolas da rede pública municipal, envolvendo os eixos: ensino, esporte e cultura, visando atender o aluno em tempo integral.
Com o intuito de desenvolver proposta pedagógica, o projeto atendeu em 2013 mais de 12 mil alunos participantes que, retornaram no contraturno para atividades como: balé, jazz, sapateado, teatro, ginástica rítmica desportiva, teclado, violão, coral, iniciação esportiva, percussão e capoeira. Estas acontecem nos polos educacionais ou na própria unidade escolar.
Agregando também as habilidades socioemocionais às atividades oferecidas, o projeto terá continuidade em 2014. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira, 03.
Para a coordenadora de projetos da SME, Diones Lopes, todas as lições envolvem o não cognitivo. “Dentro da programação trabalhamos valores, habilidades e competências”, destacou a coordenadora.
Segundo Lopes, o projeto foi bem recebido pela comunidade escolar e é uma oportunidade para que, além de aprenderem uma nova atividade, possam desenvolver suas potencialidades e ampliar conhecimentos.