Dando início ao cronograma de visitas de 2014, a Biblioteca Itinerante da Secretaria Municipal de Educação (SME) está nesta semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Clodoveu Leão de Almeida.
De cara nova, a Biblioteca Itinerante foi lançada nesta segunda-feira, 27, e encantou a todos os alunos da unidade. A abertura contou com a presença do secretário de Educação, Lindomar Barros dos Santos; da coordenadora pedagógica de núcleo da SME, Fátima Baraúna e equipe da instituição de ensino, apresentação teatral, declamação de poesia e agradecimentos.
Sob supervisão da coordenadora, Rizzia Castro e da professora Rozilda Vaz, o projeto Biblioteca Itinerante percorre as 71 escolas da rede municipal de ensino, Corpo de Bombeiros (Projeto Bombeiro Mirim) e Colégio da Policia Militar de Rio Verde (Projeto PM Mirim), motiva o hábito de ler desde a infância e mobiliza crianças da pré-escola até Ensino Médio. Com cerca de 2 mil títulos, a Kombi da Biblioteca Itinerante agrada os mais diversos públicos.
A Biblioteca passou por reformulação e volta em 2014 com uma nova caracterização remetendo as obras do escritor Monteiro Lobato e a Copa do Mundo 2014, que acontecerá no Brasil.
A coordenadora, Rizzia Castro acredita que a nova caracterização tornou a biblioteca ainda mais atrativa. “As crianças ficaram encantadas com as personagens e estão curiosas para entrar na kombi e escolher um livro”, observou.
A professora, Rozilda Vaz acrescentou que por onde passa a biblioteca não leva só os títulos, mas também teatro de fantoches, dedoches, contadores de histórias e mágica. “Os estudantes são levados ao mundo da imaginação. Adquirindo o gosto pela leitura desde a infância manterão este hábito por toda vida”, pontuou.
Diullyana Dias, sete anos, sempre gostou de ler e estava conhecendo a biblioteca itinerante pela primeira vez. “Gostei muito de conhecer a biblioteca e quero ler muitos livros”.
Leda Mendes, coordenadora pedagógica do turno vespertino relatou que acompanha todo trabalho na unidade escolar. “Preparamos um ambiente acolhedor para os alunos desfrutarem do prazer de ler um livro. Com a leitura promovemos mudanças de valores e a ampliação do vocabulário”, concluiu.
Abaixo, o cronograma de visitas da Biblioteca Itinerante no primeiro semestre deste ano:
CRONOGRAMA DA BIBLIOTECA ITINERANTE
1º SEMESTRE/ 2014
DATA |
TURNO |
UNIDADE ESCOLAR |
27/01 a 30/01 |
Mat./Vesp. |
EMEF CLODOVEU LEÃO |
03/02 a 07/02 |
Mat./Vesp. |
EMEF ANTÔNIO VIEIRA |
10/02 a 14/02 |
Mat./Vesp. |
EMEF MARIA BRIGIDA |
17/02 |
Mat./Vesp. |
CORPO DE BOMBEIRO |
18/02 |
Mat./Vesp. |
CPMG |
19/02 a 21/02 |
Mat./Vesp. |
EMEI MARIA DA GLÓRIA |
24/02 a 27/02 |
Mat./Vesp. |
EMREF CABECEIRA ALTA |
10/03 a 14/03 |
Mat./Vesp. |
EMEF FILADELFO BORGES |
17/03 a 21/03 |
Mat./Vesp. |
EMEF JOSÉ DO PRADO |
24/03 |
Mat./Vesp. |
CORPO DE BOMBEIRO |
25/03 |
Mat./Vesp. |
CPMG |
26/03 a 28/03 |
Mat./Vesp. |
EMEI PRINCIPIO DO SABER |
31/03 a 04/04 |
Mat./Vesp. |
EMEF ROSALINA BORGES |
07/04 a 10/04 |
Mat./Vesp. |
EMEF ADELOR QUINTILIANO |
22/04 a 240/4 |
Mat./Vesp. |
EMEF VILA RENOVAÇÃO |
28/04 |
Mat./Vesp. |
CPMG |
29/04 |
Mat./Vesp. |
CORPO DE BOMBEIRO |
05/05 a 09/05 |
Mat./Vesp. |
EMEF BALBINA CAMPOS |
12/05 a 16/05 |
Mat./Vesp. |
EMEF MARIA DULCE |
19/05 A 23/05 |
Mat./Vesp. |
EMEF PROF.CLOVIS |
26/05 |
Mat./Vesp. |
BOMBEIRO |
27/05 |
Mat./Vesp. |
CPMG |
28/05 a 30/05 |
Mat./Vesp. |
EMEI IRACEMA VELASCO |
02/06 a 06/06 |
Mat./Vesp |
EMREF ALFREDO NASSER |
09/06 |
Mat./Vesp |
EMREF BAUGART |
10/06 |
Mat/Vesp |
EMERF SETE LÉGUAS |
11/06 |
Mat./Vesp. |
EMERF VAIANOPOLIS |
|
Mat./Vesp. |
|
|
Mat./Vesp. |
|
Fotos: Jessica Bazzo
Secretário de Educação, Lindomar Barros dos Santos acompanhado das coordenadoras pedagógicas
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Clodoveu Leão de Almeida
Leda Mendes coordenadora pedagogica, “Preparamos um ambiente acolhedor para os alunos desfrutarem do prazer de ler um livro"
Apresentação teatral encantou os alunos