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postado em 12 jul 2007 em Secretaria de Saúde

Procedimentos no Centro de Referência em Hipertensão e Diabetes ultrapassam 5 mil em um mês

Preocupada em descentralizar cada vez mais os serviços de saúde pública, garantindo assim uma maior eficácia nos atendimentos, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, deu um passo à frente e inaugurou no último 13 de junho, o primeiro Centro de Referência em Hipertensão e Diabetes público do estado de Goiás.   Após um mês de funcionamento, os números envolvendo os procedimentos realizados pelo Centro surpreendem e o balanço, segundo a coordenadora Reila Campos, foi extremamente positivo. “Nossas expectativas foram ultrapassadas pelo menos em 20 vezes”, ressaltou.   Durante esses 30 dias, mais de cinco mil pessoas receberam algum tipo de atendimento no local. Só de consultas - nas áreas de endocrinologia, cardiologia, nutrição, fisioterapia, educação física, enfermaria, psicologia e oftalmologia – foram feitas cerca de 400.   Para se ter idéia do salto dos dados contabilizados, o número de medicamentos dispensados e de consultas realizadas, duplicou e triplicou, respectivamente, do último mês para este. Na seção de medicamentos, mais de 300 mil remédios saíram direto das prateleiras para as casas dos pacientes. “Isso nos deixa muito feliz. Além de ter o nosso trabalho reconhecido e valorizado, isso demonstra claramente a evolução dos pacientes”, comemora Reila.   Para ela, o sucesso comprova que o Centro de Referência está fazendo jus ao nome e sendo realmente um local onde diabéticos e hipertensos buscam orientação para ter uma melhor qualidade de vida. “Aqui, o paciente é cercado de cuidados. Ele recebe atendimento em diversas áreas, o que torna o processo ainda mais completo e eficaz”.   Reila enfatiza ainda a abrangência da excelência desse serviço, que em muitos casos, atinge diferentes setores da vida do paciente. “Nosso trabalho gera uma seqüência de ações positivas. Um hipertenso que consegue ter sua pressão controlada, por exemplo, conseqüentemente perde peso; fica mais disposto; tem um melhor rendimento profissional e até sexual; além de ficar mais alegre e ter um melhor relacionamento com a família”, observou.

De acordo com a coordenadora, apesar de estar em fase de adaptação, a receptividade dos pacientes tem sido muito positiva. “Esses 30 dias também foram de organização. Fizemos mais 286 cadastros e regularizamos todos os que estavam irregulares. Daqui para frente, o objetivo é avançar cada vez mais”.

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