Rio Verde é destaque no cenário nacional pela pujança do agronegócio e tem se evidenciado ainda pela excelência da saúde pública, da educação e de outros segmentos. Com o turismo não tem sido diferente. A Prefeitura, por meio da Superintendência de Turismo tem desenvolvido um trabalho ímpar a fim de apresentar as potencialidades turísticas da região e atrair visitantes para conhecer as riquezas naturais existentes no Município.
Prova disso, são as constantes promoções de eventos como caminhadas ecológicas e a participação efetiva da Superintendência nos principais eventos relacionados ao segmento, a fim de garantir a atualização das informações e buscar cada vez mais diferenciais que beneficiem e promovam a economia local e, principalmente, divulgue as suas belezas naturais entre os turistas.
A próxima importante realização é a participação no Circuito Internacional, de iniciativa da Anda Brasil (Confederação de Caminhadas, Esportes não competitivos e inclusão social, com o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Turismo). A Prefeitura de Rio Verde, em parceria com a Agência Rural e Agetur, abraçou a causa, se cadastrou no projeto no ano passado, e vai promover, no próximo mês, a Caminhada da Natureza – 1° Circuito Internacional de Ouroana – Rio Verde – Goiás – Brasil, que será anual a partir de então.
O evento será no dia 14 de julho, no Distrito de Ouroana (Município de Rio Verde). A saída será às 08h30, do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Qualquer pessoa pode participar, bastando para tanto comparecer ao local um pouco antes da saída para fazer a inscrição e receber o kit que inclui crachá de identificação, cajado e camiseta. No local será servido um café com prosa, como forma de promover a interatividade entre os participantes. Haverá também uma exposição de produtos alimentícios e materiais artesanais, produzidos pela comunidade local, para serem comercializados. Em seguida, será feita uma apresentação do projeto.
De acordo com a superintendente de turismo, Terezinha Pires, mais do que promover a potencialidade turística daquela região, a escolha de Ouroana para sediar o evento internacional, se deu também como forma de melhorar a geração de emprego e renda daquela comunidade. “O evento é uma forma de movimentar o Distrito, fortalecendo a agricultura familiar por meio da comercialização dos produtos, além de sensibilizar a comunidade a se qualificar”, observou.
Porém, a iniciativa vai além de fins turísticos, pois visa promover a descoberta das potencialidades da região em vários âmbitos: sociais, culturais, artísticos e econômicos. “Na oportunidade, artistas populares, como contadores de histórias e outros, também poderão se apresentar. Nosso objetivo é apresentar aos participantes tudo o que o Distrito tem de melhor em todos os segmentos”, frisou a Superintendente.
A Superintendente ressalta que a caminhada é toda auto-guiada, que o percurso não passa de 14 km e a duração média é de quatro horas e meia. “Também é bom lembrar À comunidade local que haverá disponibilidade para pernoite em pousadas rurais, e que os guias turísticos também estarão disponíveis no domingo seguinte, 15, para visitação às cachoeiras da região”, finaliza.
Caminhadas na Natureza
O projeto visa dinamizar a estruturação e promoção das regiões turísticas da região. As caminhadas na natureza são marchas populares, presentes em 21 países, com 5.500 circuitos e 15 milhões de participantes. É um esporte não competitivo e aberto à pessoas de todas as idades que buscam valorizar as práticas do turismo no Meio Rural e envolvimento comunitário.
SERVIÇO:
O quê? Caminhada da Natureza – 1° Circuito Internacional de Ouroana – Rio Verde – Goiás – Brasil Quando: 14.07.2007 Horário: 8h30 Local: Saída do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Distrito de Ouroana, município de Rio Verde. Promoção: Prefeitura de Rio Verde por meio da Superintendência de Turismo. Entrada: Franca |