Representantes de sindicatos rurais, instituições de ensino, produtores e autoridades participaram, dia (13), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), do 1° Seminário do Setor Produtivo Rural sobre a Expansão da Cultura de Cana-de-Açúcar em Goiás. O secretário estadual de Agricultura, Leonardo Veloso, foi o primeiro palestrante do encontro. Na ocasião, ele falou sobre "Políticas Públicas Direcionadas ao Setor Sucroalcooleiro". Em seguida, o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar (CNA), Edison José Ustulin, explanou à respeito das “Organizações dos produtores e relações contratuais entre produtor e indústria”. Após as duas palestras, os visitantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer questões pontuais.
Sobre políticas públicas, Leonardo deixou claro que existem três níveis de participação: federal, estadual e o municipal. O primeiro deles, seria por meio da Casa Civil, com participação do álcool na matriz de combustíveis líquidos, implementação do protocolo de cooperação Brasil-EUA, especificação do produto para padrão mundial, questões ambientais, reforma tributária, logística e financiamento. A participação em nível estadual incluiria financiamentos (prioridade no FCO), insumos agropecuários, crédito outorgado nas operações internas e interestaduais, pesquisa Agropecuária, rede inter-universitária para o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro e assistência técnica.
O presidente da federação, Macel Félix Caixeta, encerrou o evento fazendo algumas recomendações do setor produtivo rural quanto ao desenvolvimento da cana-de-açúcar em Goiás. Antes disso, foi mostrado um documento com o posicionamento da FAEG em relação à expansão da cultura e a instalação de indústrias sucroalcooleiras no Estado.