Na última semana, as orientadoras de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do município, Aline de Sousa, Lidiane Flori, Elenir dos Santos, Fabiana Borges e Kamila Gusatti participaram, em Goiânia, do Seminário de abertura do programa.
O encontro teve um total de 40h/aula e posteriormente as orientadoras irão repassar as informações e conteúdos vistos a todas as professoras do 1º, 2º e 3º anos da rede.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios visando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Ao aderir ao Pacto, as entidades governamentais comprometem-se a:
I. Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática.
II. Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.
III. No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
O programa inclui um curso presencial de dois anos para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros com os Professores alfabetizadores serão conduzidos por Orientadores de Estudo os quais são professores das redes, que farão um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas.
Segundo a orientadora, Aline de Sousa, o encontro serviu para aprimoramento, ampliação dos conhecimentos e troca de experiências entre professores e colegas. “Rio Verde está despontando em termos de educação, interagimos muito bem com o programa e sem dúvida ele trará ainda mais qualidade no ensino para dentro das salas de aula”, contou.
A coordenadora do Pacto no município, Márcia Guimarães, explica que esta semana será feito o planejamento e início do cadastramento dos professores, a fim de posteriormente realizar o repasse dos conteúdos abordados no seminário.
