O projeto que era um sonho da gestora, professora Michelle Medeiros de Lima, foi concretizado com sucesso, com o assessoramento da coordenação pedagógica e o apoio dos professores. O “Salas Ambientes” tem uma proposta diferente para a escola, garantindo em cada sala de aula um ambiente diversificado para os alunos.
Em visita ao Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Mundo Encantado, a equipe de jornalismo da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL) pode verificar a satisfação das crianças ao usufruir dos benefícios do projeto. A unidade infantil conta com cinco salas,diferenciadas. A primeira é a da imaginação, onde as crianças desenvolvem a oralidade. Neste ambiente, os professores aplicam uma aula usando mesas com o quadro de giz, trabalham com cores, alfabeto, leitura escrita (como elas vêem a escrita), calendário (que é uma rotina), jogam dominó, montam quebra-cabeças, matemática, e um varal de atividades. A segunda é a sala Música e Vídeo, onde os alunos assistem a filmes de no máximo vinte minutos. O local conta com tapetes para que as crianças fiquem deitadas e almofadas para que elas se aconcheguem melhor. A sala da Biblioteca é o espaço da leitura. No ambiente com mesinhas e tapetes, a leitura é feita em conjunto e a diversidade de obras atrai os pequenos.A brinquedoteca também é um ambiente muito agradável e divertido. Uma infinidade de brinquedos e jogos para meninos e meninas encantam. A cabana que fica neste ambiente o deixa ainda mais acolhedor e atrativo. Os professores trabalham nesta sala a afetividade, o companheirismo e os valores em geral. A última é a sala Ateliêr de artes visuais, local onde as crianças desenvolvem suas próprias atividades, como trabalhos com tintas e molde vazados. Todos os materiais que os alunos fazem são expostos na escola. De acordo com a coordenadora pedagógica da CMEI Mundo Encantado, a professora Estela Maria Inácio Machado, durante a semana os professores visitam duas salas por dia. “No início do projeto não foi fácil, pois a nova rotina era totalmente diferente da antiga. Ver tudo funcionando de forma satisfatória hoje é gratificante. O trabalho para nós aqui na escola aumentou, mas a nossa sensação de dever cumprido é maior. Os professores abraçaram a causa e tudo deu certo,” ressaltou a coordenadora. “Agora podemos trabalhar mais eixos com as crianças, aplicando propostas diferentes para eles,” afirmou a professora Lilisléia Ambrósio Meireles. Fotos: Tanabi Fedrigo Hora da leitura é especial para a criançada Incentivo ao esporte também está entre as prioridades do projeto Professoras acompanham cada atividade dos estudantes Ambientes são especialmente decorados para cada tipo de atividade A leitura é incentivada através de trabalhos que integram professor e alunos