O prefeito Juraci Martins participou na tarde dessa última quarta-feira, 08, em Brasília, de uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt de Oliveira. O deputado federal Heuler Cruvinel, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Rubens Leão, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), Ângelo Tomaz Landim Junior e o presidente da Goiás Parcerias Evandro Abib acompanharam o prefeito no encontro.
Na ocasião, a comitiva apresentou ao ministro o projeto de ampliação e reforma do Aeroporto Municipal General Leite de Castro de Rio Verde. Segundo Rubens Leão, Rio Verde tem um dos maiores potenciais no campo de expansão da aviação doméstica, com apenas uma companhia área operando no terminal, atendendo a uma demanda de mais 2.000 passageiros mensais.
O secretário destaca ainda o raio de abrangência do aeroporto de Rio Verde, que tem uma ação direta sobre 700 mil habitantes de toda a região. “Apresentamos um projeto eficiente que visa ao melhor atendimento dos usuários dos serviços e a oportunidade de fomentar ainda mais o turismo de negócios em nossa cidade,” afirmou Rubens. Segundo o presidente da Acirv uma das maiores solicitações da classe empresarial tem sido quanto a vôos diretos de Rio Verde para a cidade de São Paulo, uma vez que grande empresas em Rio Verde tem suas matrizes na capital paulista.
De acordo com o projeto, a pista deve passar por um processo de micro-recapeamento especializado para receber aviões de maior porte, e ser ampliada em 10 metros na largura da pista (hoje com 30m) e em 300 metros no comprimento (hoje com 1.500m). A instalação de detectores de metais e esteira para as bagagens já estão em processo de licitação com investimentos por conta do município.
O ministro pontuou quanto a necessidade de ampliar a malha aeroviária do Brasil, tendo hoje 130 aeroportos com vôos diários número esse que deve bater a marca de 190 ato o final de 2012. Destacou ainda que os minicípios devem apreentar seus projetos para o ramo da aviação de forma bem fundamentada viavilizando assim a liberação de recursos federais para contribuir com o desenvolvimento local.
Juraci Martins destacou a receptividade do ministro, que se mostrou impressionado com a pujança da cidade e observou a vantajosa localização geográfica do município, servindo de ponto de acesso a várias outras regiões. Garantiu ainda que o zoneamento urbano não afetará a região do aeroporto, visando coibir problemas futuros com crescimento desordenado.
“Temos a franca certeza que seremos atendidos. Rio Verde tem a necessidade de cada vez mais investir em estrutura de transportes, visando o intenso crescimento pelo qual a cidade vem passando, e, para isso, contamos com o apoio de todas as esferas governamentais,” disse Juraci.
O deputado Heuler Cruvinel comentou sobre a grande atenção recebida pelo ministro a todos os integrandes da comitiva e acredita que todos os pedidos irão ser atendidos visando a necessidade de Rio Verde. "Estamos confiantes nas propostas apresentadas, temos conosco o aval do governador Marconi que está empenhado na ampliação de nosso aeroporto bem como da preseidente Dilma, mostrando o potêncial gigante de nossa região", disse Heuler. Foto: Cairo Fagundes A visita teve como principal tema a apresentação de projeto para inovações no aeroporto da cidade Prefeito Juraci apresentou as potêncialidades da região em um contexto econômico A comitiva de autoridades de Rio Verde foi recebida pelo Min. Chefe da Aviação Civil Wagner Bittencourt