A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, direcionada na importância da formação continuada do professor, trouxe nesta terça-feira, 25, às 19h, no Salão de Eventos do Sindicato Rural, a palestra: “A aula inesquecível: O que é qualidade Educacional? O papel do professor na qualidade do ensino”, com Gabriel Perissé.
O ambiente estava aconchegante com iluminação verde, leds azuis, embalados pelas músicas dos alunos do Projeto “Unidades Integradas: Aprender em Dois Tempos” que na flauta doce, executaram o cancioneiro sacro: “Jubilosos te adoramos” e no canto lírico, os alunos Dieferson e Rafaela Bueno, interpretaram “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, sob a regência das professoras Cirene Domingas de Melo Ferreira e Cleusa Velozo Gomes.
Compareceram ao evento a gerente Administrativa e Pedagógica da SMEEL, Zelma Arantes Leão, mais de 800 professores, técnicos e gestores da rede municipal, que se encantaram com a palestra interativa e se deliciaram com o gosto de repensar sua prática educativa, a partir da alegoria dos personagens Maurício e Rafael. O primeiro, aluno motorizado e o segundo, aluno tímido, com os quais o professor deveria ligar ou desligar a sua chave e tirar implicações do sujeito para se ter domínio de classe, levando em conta seu ritmo, seu processo de construção do conhecimento na escola, tornando a sala de aula um espaço instigante, desafiador, lugar de ricas abordagens e significativas ponderações de aprendizagem.
Dentre as contribuições do trabalho, puderam-se destacar as estratégias para se tornar um professor inesquecível, um professor ator, aquele que interage com aluno, cheio de sonhos e sedento de oportunidades, forma o cidadão, o indivíduo crítico, capaz de descobrir o seu próprio caminho.
Gabriel Perissé apresentou a tônica da palavra emancipatória lapidada, por meio de uma filiação teórica atravessada pela reflexão crítica do sujeito constitutivo pela linguagem, a educação, suas marcas e interlocuções como o mundo, com o outro, fortalecendo a autoestima, a motivação, a recuperação da figura do professor, sua importância e relevância na conjuntura histórica da sociedade.
Para o secretário da Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, a proposta educacional de Gabriel Perissé é a arte de ensinar de forma engajada, um pano de fundo da palavra libertadora, refletindo e redimensionando o papel do professor, apontando para a necessidade de se pensar a prática docente e se considerar o aluno no seu tempo individual de aprendizagem, sua história de vida, seu curso natural de sujeito, de indivíduo na escola.
Fotos: Tanabi Fedrigo
Os alunos da rede fizeram uma apresentação antes do evento
Mais de 800 professores participaram do evento
Gabriel Perissé ao lado de Zelma Leão
Ao final da palestra Perissé autografou algumas de suas obras