Na última terça-feira, 20, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), realizou uma reunião para aplicação de um instrumento diagnóstico de caráter participativo das ações 2011–2014, sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR).
A reunião contou com as presenças do secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França, da gerente Administrativa e Pedagógica da SMEEL, Zelma Arantes Leão, equipe pedagógica da SMEEL, gestores escolares, representantes de pais e alunos, professores, equipes de programas, Conselho Tutelar, Conselhos Escolares e equipe local da SMEEL. O evento teve o objetivo de promover uma análise compartilhada da situação educacional da rede municipal com seus representantes legais, visando à coleta de dados qualitativos e quantitativos dos trabalhos em andamento e a serem implementados. Conforme destacou a expositora dos trabalhos, a gerente de Programas, Denise Scalia de Souza, o instrumento aplicado foi estruturado em quatro dimensões. “São elas: Gestão Educacional, formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar, práticas pedagógicas e avaliação, infraestrutura física e recursos pedagógicos, discussão que apontou indicadores específicos para cada área e aponta possibilidade de resultados positivos”, destacou. Durante o evento, o comitê gestor do PAR e equipe da SMEEL discutiu e avaliou cada indicador, chegando a um consenso sobre a pontuação que melhor caracteriza a realidade educacional do Município. Levy Rei de França ressaltou que o PAR representa uma grande conquista para a democracia e a transparência das ações educacionais. O Secretário explicou que a partir da adesão ao Plano de Metas, Compromisso Todos pela Educação, os municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas, que permitem ao gestor traçar uma síntese por indicador, detalhando a realização do diagnóstico com síntese da dimensão, resultado quantitativo da realização do diagnóstico, síntese do PAR, detalhamento das ações e sub-ações selecionadas pelo município, termo de cooperação, relação de ações e que contarão com o apoio técnico do Ministério da Educação e liberação dos recursos, relação de ações que geraram convênio, ou seja, a liberação de recursos financeiros.Equipe da SMEEL esteve reunida para discussão do PAR