A EMEI Severino Gomes, durante a realização das atividades de rotina, descobriu Erick Eduardo Costa Silva, de 5 anos, aluno do infantil II, matutino, como o mais novo talento de superdotação em leitura da unidade escolar.
Segundo a gestora, Alexandra Ferreira, Erick é um fenômeno, pois começou ler sozinho. É um aluno que tem interesse, responsabilidade, vontade e disciplina. “O menino já leu neste ano 239 livros, é uma criança muito amada pelos pais, criado em um ambiente estimulador de leitura, em contato com os livros”, confidenciou.
A coordenadora Pedagógica, Angelita Soares Martins, assim que descobriu a vocação de leitor do garoto, armou uma estratégia: Emprestava em princípio um, depois dois, agora três livrinhos infantis da Biblioteca da Escola para ele levar para casa, todos os dias e devolver no dia seguinte. No ato da devolução, conversava sobre os livros lidos e ele pegava outros. “Erick lê muito, é uma criança extraordinária, vibrante, se emociona com as histórias, se interessa pela biografia dos autores”, revelou.
A ex-professora, orientadora do infantil I, Gleydes Souza Silva ressalta: “Erick é fantástico. No ano passado se destacava em linguagem, gostava de contar, recontar histórias, identificava com facilidade o nome dos coleguinhas. Era atencioso, prestativo e gostava de ajudar.”
A atual professora, Simone de Freitas diz que o aluno é feliz, interage com os colegas, conversa com todo mundo, é um menino extremamente educado e que ele deseja construir uma cidade sustentável. “Os olhos dele brilham, quando abre um livro”, contou.
A EMEI Severino Gomes fez um painel em homenagem a Erick, em que o pequeno afirma: “Já sou um leitor, quando eu crescer, quero ser bombeiro.” Conversando com o ele, percebe-se que ele ama poemas, as palavras lhe chamam mais atenção que os desenhos. E numa conversa descontraída, o menino diz: “Eu gosto de ler porque sou um leitor e gosto de ler super livros. Quando a tia lê, a gente faz festa”, afirmou.
O secretário da Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França analisando o perfil de leitor do aluno da rede comentou: “A Neurociência explica estes fatos inusitados, as inteligências múltiplas. A minha função de gestor da SMEEL é atender a todos, suprir a Educação na perspectiva da diversidade, tanto nas questões de deficiências e dificuldades de aprendizagem, quanto nas altas habilidades e superdotação. Para isso é que existem as salas multifuncionais devidamente equipadas”, completou.
Foto: Tanabi Fedrigo
Erik Silva foi homenageado